Tudo o que você precisa saber sobre bateria de celular
Imagem: Pixabay
Os aparelhos de celulares atuais oferecem muitas funcionalidades que podem consumir bastante energia. As baterias atuais parecer ser um pouco menos duráveis do que as antigas, mas os atuais smartphones são praticamente computadores portáteis.
Assim, se compararmos, a duração é razoável por suportar tantos aplicativos e proporcionar mais versatilidade de uso aos usuários.
Entretanto, existem alguns aspectos desconhecidos pela maioria das pessoas, mas é importante conhecer para entender qual o melhor momento de fazer uma troca.
Para começar, você precisa saber que a bateria de celular tem polos negativo e positivo, da mesma forma que uma pilha. A produção de energia ocorre com a transformação de reações químicas em seu interior, mas para funcionar corretamente deve ser montada de forma correta e ser envolvidas em camadas de metais.
Dessa forma, a segurança do usuário é garantida e acidentes são evitados. Por isso, raramente ouvimos falar sobre vazamentos, danos a algum aparelho celular ou explosões.
Mitos e verdades
Alguns usuários de smartphones se sentem insatisfeitos com o desempenho das baterias. Por isso, diversos mitos foram criados em torno de seu uso, assim como recomendações para prolongar sua vida útil.
No intuito de ajudar você a manter a bateria do seu celular funcionando corretamente, selecionamos os principais mitos e verdades sobre este componente.
1 — Bateria viciada
Uma bateria que não apresenta o mesmo desempenho do início do seu uso não indica que esteja viciada, pois as atuais são de íon de lítio.
Isso significa que ela pode receber cargas parciais sem ser estragada. Essa fama se deu por conta do uso das antigas baterias de níquel cádmio, que apresentavam esse defeito.
2 — Usar o celular enquanto está carregando
Utilizar um smartphone enquanto ele está sendo carregado pode causar um aumento de sua temperatura e, por consequência, superaquecer a bateria.
Por isso, o ideal é evitar seu uso enquanto está em carregamento e retirar a capinha do aparelho para melhorar a ventilação.
3 — Primeira carga completa ao comprar um celular
Não há necessidade de realizar uma carga completa ao comprar um celular, pois isso não afetará seu desempenho. De fato, as baterias que acompanham os smartphones são vendidas com alguma carga.
4 — Superaquecimento danifica bateria
O aparelho celular pode ser superaquecido devido ao uso de capinhas que provocam um efeito estufa ou a diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo e sem uso.
Outro motivo pode ser a bateria, que tem sua temperatura elevada quando está sendo carregada e recebe uma corrente elétrica. Por isso, esse aumento pode danificar a bateria.
Novas tecnologias
O maior desejo dos usuários de smartphones é contar com baterias que durem bastante tempo.
Por isso, as novas tecnologias buscam suprir essa necessidade. Assim, há uma série de tipos de materiais que podem tornar uma bateria mais eficiente e o carregamento mais rápido.
Já existem estudos para usar nanofios de ouro na Universidade de Irvine, na Califórnia.
Da mesma forma, pesquisadores do Japan Advanced Institute of Science and Technology (JAIST) encontraram uma maneira de aumentar significativamente a vida útil das baterias com ânodos de grafite. Além disso, há empresas que testam o uso de materiais, como grafeno.
Este artigo foi escrito por Thais de Paula e publicado originalmente em Prensa.li.