UcconX: O novo "Fyre Festival" brasileiro?
O evento UcconX que está acontecendo no complexo do Anhembi em São Paulo nos dias 27 a 31 de Julho tinha tudo para dar certo, com grandes nomes do universo geek como convidados, como Millie Bobbie Brown (a Eleven de Stranger Things) e Ruppert Grint (o eterno Ronnie de Harry Potter).
Infelizmente, alguns indícios de que as coisas desandaram começaram a aparecer nesta semana ainda quando as atrações começaram a cancelar em cima da hora os convites e a organização não alertou a quem comprou os ingressos. Vale ressaltar que, apesar de somente esta semana começar uma série de cancelamentos em massa, o evento já vinha dando fortes indícios que algo não estava caminhando bem.
De acordo com uma Thread do jornalista Ygor Palopoli no Twitter, ele alega que recebeu um convite de credenciamento para o evento em São Paulo e resolveu pesquisar mais sobre o evento. Porém, foi aí que ele identificou que havia uma série de graves problemas na oirganização do evento. A começar que, De acordo com uma das pessoas que trabalhou na organização do evento, ela não foi paga durante os 7 meses que trabalhou em conjunto, assim como outros funcionários também relataram o mesmo problema.
Não obstante, a estranha e exagerada lista de proibições para o evento foi algo que deixou o jornalista intrigado, pois o evento proibia até mesmo levar câmeras, itens de adereços, cosplays, pingentes, canetas, papel, dentre outros. Além disto, enquanto o jornalista escrevia a Thread, o mesmo recebeu a notícia que a atriz Millie Bobbie Brown e o ator George Takei cancelaram a presença no festival e, subitamente, contraíram COVID-19.
Posteriormente, a organização do evento informou que os ingressos transferidos para os respectivos atores foram transferidos para os atores Dacre Montgomery (Billy Hargrove de Stranger Things da Netflix) e Ian Somerhalder (Boone Carlyle de Lost e DAmon Salvatore de The Vampire Diaries) nos dias 28 e 29 de Julho. Neste caso, o ator realmente já está em solo brasileiro e está a caminho do evento.
A Artist's Alley, que foi uma área delimitada para expor as obras de artistas, quadrinhistas e designers, de 100 artistas prometidos, só conseguiu trazer seis e os pavilhões estão totalmente desérticos, sem previsão de chegadas. Além disso, ainda não param de chegar mais notas sobre mais funcionários que receberam calote da diretoria e organização do evento.
Para quem não conhece a comparação feita no título da matéria, o "Fyre Festival" possui documentários na Netflix e na Hulu e foi um evento onde prometeram um rol de artistas gigantesco que iria acontecer na ilha de Exuna, nas Bahamas. O esquema foi tão bem elaborado que teve uma contribuição de artistas mundialmente famosos, como Ja Rule, mas ao chegar no local do evento, não havia nenhuma estrutura planejada para o evento e nada estava pronto.
Infelizmente, este é mais um triste episódio onde um evento de grande porte é organizado para os fãs e os mesmos foram deixados de lado pela organização.
Este artigo foi escrito por Bruno Digon e publicado originalmente em Prensa.li.