Uma breve história da senha e por que ela é importante
O início das senhas na década de 1960 mudou o mundo digital como o conhecemos.
As primeiras senhas introduziram o conceito de autenticação à segurança cibernética, ou a capacidade de provar a identidade de uma pessoa através de uma senha, PIN, pergunta de segurança ou outros meios secretos de identificação. Mas as senhas não são seguras e nunca foram — quase imediatamente após a invenção das senhas, ocorreu a primeira violação . A história das senhas é uma jornada estranha e inconveniente, mas que nos levou a soluções de autenticação muito melhores.
Conheça a história de origem das senhas, incluindo como elas evoluíram, para onde estão indo e como manter a sua segurança agora. Além disso, obtenha dicas e truques para gerar senhas fortes e proteger seus dados em seu setor específico.
Nossa primeira parada: Grécia Antiga
Políbio, historiador grego que viveu entre os anos 264-146 a.C., descreve, no livro 6 de suas Histórias, um “lema” que era usado como um dispositivo de segurança pelos exércitos do Império Romano.
Antigamente, o exército romano usava “palavras de ordem” – senhas que provavam que você era um membro da unidade. Esse sistema de autenticação inicial era uma maneira rápida de saber se alguém era amigo ou inimigo.
Próxima parada: Década de 1920 - A senha da proibição
Na década de 1920, a Lei Seca levou ao surgimento de bares “speakeasy” onde o álcool era vendido ilegalmente e com um preço menor. Apresentar um cartão, frase de código ou dizer uma senha era o seu ingresso para entrar.
Qual foi a primeira senha digital?
Em 1961, o professor de ciência da computação do MIT Fernando Corbató criou a primeira senha digital como um solucionador de problemas de projeto. Quando ele construiu um computador de compartilhamento de tempo gigante, vários usuários precisavam de seu próprio acesso privado aos terminais. A solução dele? Dê a cada usuário sua própria senha.
Segurança cibernética nas telonas
A enxurrada de filmes de ficção científica no fim do século XX foi um divisor de águas para a popularidade das senhas, pois elas deixaram de ser algo usado apenas por programadores de computador e passaram a fazer parte do enredo de grandes sucessos de bilheteria.
Você sabe quando as senhas de computador começaram a ser usadas em filmes? Foi em Jogos de Guerra, lançado em 1983. Nele, um hacker no ensino médio, David Lightman, invade uma simulação de jogos de guerra do governo usando a senha “Joshua”.
Depois veio Missão Impossível, de 1996, que mostra Ethan Hunt invadindo o terminal na sede da CIA usando a senha “AW96B6”.
Já em Matrix Reloaded (2003), Trinity, com toda sua habilidade, hackeia o sistema de computador de uma usina de energia. Ao redefinir a senha, o que ela usa? Z1ON0101.
Como aumentar a segurança de suas senhas?
Qual a melhor maneira de aumentar a segurança de suas senhas? Existem alguns fatores determinantes, como usar letras e símbolos misturados.
#1 CRIE SENHAS DIFERENTES PARA CADA CONTA
Um terço dos usuários usa duas ou três senhas parecidas em todas as contas que possui; uma em cada sete usuários têm apenas uma senha para tudo. Se um hacker descobrir uma delas, terá muita facilidade para invadir todos os serviços daquela pessoa.
#2 CRIE SENHAS LONGAS
Tamanho, nesse caso, é documento. O ideal é que ela tenha, no mínimo, 15 caracteres, e que eles sejam dos mais variados tipos possíveis.
#3 NÃO USE INFORMAÇÕES PESSOAIS
Nada de aniversários, nomes de parentes, animais de estimação, e outras coisas relativas à nossa vida pessoal.
#4 GUARDE AS SENHAS EM LOCAIS SEGUROS
Confiar na memória é difícil. São tantas senhas, tantas variações e tantas outras coisas que precisamos guardar em nossas vidas, que é natural esquecermos das palavras-passe.
Este artigo foi escrito por STEPHANIE VICTORINO e publicado originalmente em Prensa.li.