Unicórnios: as empresas que valem US$ 1 bilhão
“Minha empresa é um unicórnio”
Eu tenho certeza de que se você não entende muito sobre o mercado financeiro e leu essa frase, pensou naquelas criaturas míticas famosas pelo chifre em suas cabeças.
Mas a palavra unicórnio é um sonho para qualquer startup atualmente.
Acompanhe o fio e entenda o que são essas empresas e por que todos querem tornar-se um unicórnio.
O que é uma empresa unicórnio
Os unicórnios figuram hoje nos sonhos de milhões de empreendedores em todo o mundo.
Por quê? A resposta está em um termo criado por Aileen Lee em 2013: startup de unicórnio. Essa é a expressão que a fundadora da Cowboy Ventures usava para se referir aos negócios de tecnologia que atingem 1 bilhão de dólares.
Como a criatura mítica, quando o unicórnio foi usado pela primeira vez por capitalistas de risco em 2013, essas empresas eram raras.
Exemplos de algumas das primeiras empresas de unicórnios incluem nomes familiares como Uber e Airbnb.
Mas a empresa clássica de unicórnios no mundo dos negócios nasceu quase uma década antes da ideia de Lee. Não há uma pessoa que não a conheça: o Facebook.
Na verdade, a empresa americana ultrapassou o conceito de unicórnio e foi rotulada de superunicórnio - um termo reservado para aqueles que valem mais de 100 bilhões de dólares.
Quando Mark Zuckerberg fundou o Facebook junto com Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, ele tinha apenas 20 anos e isso é uma das características que definem a maioria dessas empresas de unicórnios. Elas são fundadas por jovens curiosos.
Além disso, 90% dos fundadores dessas empresas compartilham um passado comum, seja acadêmico ou profissional.
As empresas unicórnios mais valiosas do mundo
Ao contrário do que muitos pensam, empresas unicórnios já não são tão raras e difíceis de encontrar.
Segundo o CB Insights, o cenário de empresas unicórnio no mundo conta com mais de 827 empresas, que, juntas, somam um total de U$ 2,692 bilhões.
Vale lembrar que Airbnb, Facebook e Google já não são consideradas empresas unicórnios. Elas fazem parte das variantes decacórnio, avaliado em mais de $ 10 bilhões, e um hectocórnio, avaliado em mais de $ 100 bilhões.
De acordo com a lista da CB Insight o Brasil possui 13 empresas que realizaram o sonho de se tornarem unicórnios.
São elas:
Unico, Movile, MadeiraMadeira, Creditas, Ifood, Ebanx, são avaliadas em U$ 1 bilhão de dólares cada.
Loggi e Loft valem U$ 2 bilhões de dólares cada.
Wildlife Studios e Nuvemshop estão na casa dos U$ 3 bilhões cada.
C6 bank e QuintoAndar já atingem o valor de U$ 5 bilhões cada.
A empresa brasileira líder é a Nubank que já atinge o valor de U$ 30 bilhões de dólares.
O Nubank entra no hall das 10 empresas unicórnios mais valiosos do mundo, sendo o maior da América Latina e fica na 9ª posição geral. Em ordem temos:
Bytedance,dona do TikTok, em 1º lugar valendo U$ 140
Stripe, banco do Sylicon Valley em 2º lugar avaliada em U$95
SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, na 3ª colocação vale U$ 74
Klarna, empresa sueca de pagamentos online, em 4º lugar é avaliada em U$ 45,6
Canva, plataforma online de design, é o 5º colocado e vale U$ 40
Instacart, compania de pedidos e entregas, em 6º lugar vale U$ 39
DataBricks, empresa com foco em dados e IA, em 7º colocação possui o valor de U$ 38
Revolut, app financeiro britânico, em 8º lugar é avaliada em U$ 33
Nubank, banco digital brasileiro, em 9º lugar vale U$ 30
EpicGames, desenvolvedora e loja online de videogames, em 10º lugar vale U$ 28,7
Como se tornar um unicórnio
Ser um unicórnio não é moleza, e cada unicórnio hoje tem sua própria história com uma lista de recursos que trabalharam a seu favor. Mas alguns indicadores são comumente vistos em todas essas empresas.
Inovação disruptiva é sem sombra de dúvidas o principal tópico. Todos os unicórnios trouxeram uma ruptura no campo ao qual pertencem.
O Uber, por exemplo, mudou a maneira como as pessoas se deslocavam. O Airbnb mudou a forma como as pessoas planejavam sua estadia durante as viagens.
Se você quer que sua empresa seja um unicórnio é preciso pensar grande. Nada de oferecer serviços que já estão no mercado, a não ser que você traga grandes diferenciais. Seja o primeiro a fazer o que se se propôs na indústria que você quer entrar.
Os grandes unicórnios de hoje são, principalmente, os iniciantes em sua indústria. Eles mudam a maneira como as pessoas fazem as coisas e, gradualmente, criam uma necessidade para si mesmas.
Eles também são vistos como responsáveis por manter a inovação em funcionamento para ficar à frente dos concorrentes que podem crescer mais tarde.
Não existe ideia que funcione sem o apoio da alta tecnologia. Uma tendência comum entre os unicórnios é que seu modelo de negócios é baseado em tecnologia.
O Uber teve seu modelo aceito criando um aplicativo amigável. O Nubank construiu uma plataforma simples e prática para os usuários.
Para concluir
A palavra "unicórnio" percorreu um longo caminho de apenas ser uma criatura mitológica para um recurso regular nas discussões de negócios e finanças. Hoje, as empresas unicórnios conquistaram reconhecimento e espaço no mercado.
O lema não é fazer startups de unicórnios, mas criar algo que afaste o esforço humano ao tornar o mundo um pouco melhor.