Vale a pena tentar um concurso público em 2022?
Imagem: Canva
Talvez você já tenha passado pela situação de ser questionado se não tem vontade de prestar um concurso público e tenha torcido o nariz para essa ideia. Contudo, em um país que apresenta índices de desemprego superiores a 10%, como o Brasil, é interessante analisar diversas formas de se recolocar no mercado de trabalho ou iniciar a sua jornada profissional.
Por essa razão, você não deveria descartar a possibilidade de fazer concursos públicos para ter um emprego. O objetivo desse texto é relatar os motivos pelos quais você deveria ficar atento às oportunidades no serviço público e falar um pouco de como você pode se preparar e chegar a ter um emprego público.
O universo do serviço público
Primeiramente, é necessário apontar que o universo do serviço público é amplo, já que existem as esferas municipal, estadual e federal, com seus órgãos, autarquias e empresas públicas as quais oferecem diversos serviços para a população em áreas como saúde, educação e assistência social.
Diferentemente da iniciativa privada, a iniciativa pública não visa ao lucro, porém isso não significa que não haja metas de trabalho envolvidas nessa esfera.
Os desafios e a forma que seu trabalho é analisado é diferente, mas esses processos existem ao atuar em um órgão público e, a depender desse órgão, os desafios são até mais complexos que na atividade privada ou como profissional liberal.
Como escolher um concurso
Escolher um concurso é a primeira etapa de quem deseja pleitear uma vaga no serviço público e, acredite, essa é uma etapa importante e que deve ser levada a sério. Isso porque trabalhar em um órgão que nada tem a ver com seus anseios pode gerar frustração com o trabalho.
Mas como escolher um concurso? Primeiro, pense na sua formação. Você tem ensino superior ou técnico? A escolha mais óbvia se você gosta da sua área de formação é procurar concursos que tenham vagas nessa área.
Se você é licenciado em História, pode procurar concursos para ser professor municipal, estadual ou federal, assim como para trabalhar na equipe pedagógica de uma escola.
Agora, se você é administrador, pode considerar atuar como bancário em concursos de instituições financeiras, assim como ser administrador ou assistente administrativo em tribunais, instituições de educação federais, agências reguladoras, dentre outras oportunidades, que, nesse caso, são bastante amplas.
Vale apontar que você pode combinar duas áreas de estudo com conteúdos em comum. Quando eu era concurseira, estudava para concursos com minha área de formação, jornalismo, e para concursos com carreira administrativa a fim de aumentar as minhas chances de aprovação.
Considere iniciar por concursos com salários não tão atrativos municipais a fim de ganhar experiência. Se você for aprovado em um desses concursos, o ideal é continuar estudando até ser aprovado na carreira que verdadeiramente almeja.
A preparação: uma etapa essencial
Tão importante quanto escolher as áreas para as quais estudar para os concursos é pensar estrategicamente como se preparar. O primeiro aspecto aqui é investir em um bom material de estudos. Atualmente, essa tarefa é mais fácil já que existem cursos online para concurseiros que desejam estudar no conforto do lar.
Outra opção é adquirir apostilas e estudar por elas. A dica aqui é aliar os estudos teóricos com a resolução de questões para entender na prática como os conceitos são cobrados nas provas.
Para isso, baixe provas de concursos anteriores para ver como elas são elaboradas e os tipos de questões que cobram. Isso é essencial também para que você treine em quanto tempo resolve as perguntas.
Se puder, separe um lugar na sua casa que seja silencioso para estudar. Estabeleça horários de estudo, mas não fique amarrado a eles, ou seja, se você tem um tempo no ônibus para estudar enquanto vai ao atual trabalho, estude.
Pode não parecer, mas todo tempo possível pode fazer a diferença no seu resultado. Entretanto, para que o estresse não tome conta de você, sempre separe um tempo também para o lazer nos fins de semana.
Tenha persistência e foco
Aviso: nem sempre os resultados de estudar e fazer diversas provas de concurso surgem rápido. Porém, se você persistir e estudar de forma constante e com um bom método tem grandes chances de obter um resultado positivo. Por isso, não desista após alguns resultados negativos.
Tenha persistência e faça contato com pessoas que tenham interesse semelhante ao seu para trocar figurinhas sobre o mundo dos concursos. Se decidir seguir nesse caminho dos concursos, anote em uma agenda o porquê decidiu fazer isso. Tenha claras as suas motivações e lembre delas nos dias difíceis.
Conclusão
Estudar para concursos exige disciplina e recursos financeiros para adquirir bons materiais de estudo, pagar os valores de cada prova e as passagens de ônibus caso faça provas em outros municípios ou estados. Entretanto, existe muito material disponibilizado gratuitamente na internet e a possibilidade de solicitar isenção do pagamento de inscrição para participar de determinado certame.
Outra vantagem dos concursos são os altos salários pagos em algumas carreiras aliado a benefícios como vale-alimentação, auxílio transporte e, principalmente, a estabilidade na carreira.
A dica desta redatora que escreve esse texto é que, para quem está desempregado, vale muito a pena considerar os concursos como uma forma de se recolocar profissionalmente e trilhar um caminho com mais tranquilidade na vida.
Aproveite as redes sociais para seguir conteúdo relacionado a isso para ter mais informações sobre as provas, dicas de professores de grandes cursos e para estar sempre a par dos editais lançados.
Este artigo foi escrito por Caroline Brito e publicado originalmente em Prensa.li.