Vale a pena usar uma VPN?
VPN (Virtual Private Network) é uma Rede Virtual Privada que permite intermediar sua conexão até outra máquina. Isso, na prática, significa que o endereço final que você está acessando não vai saber quem você é, ocultando seu IP sem deixar rastros.
Visto assim parece ser excelente para a sua privacidade, certo? Na verdade, depende.
Como funciona uma VPN
Utilizando uma VPN, seus dados assim como seu IP, são passados para uma rede que os esconde do destino que você está acessando. Ela criptografa seus dados para que ninguém consiga ter acesso a eles e a você.
Dessa forma o site ou serviço que quer acessar não saberá quem é você, o IP que ele terá acesso será da VPN e não o seu.
Assim, é possível acessar serviços que você normalmente não conseguiria por conta da sua localidade, já que o IP pode mudar de cidade ou até mesmo de país.
Porém, ela terá seus dados e seu acessos registrados. Podendo repassar somente para autoridades judicias caso seja necessário.
Ela te ajuda, mas nem tanto
Como já foi dito, ela tem acesso aos seus dados. Isso por si só não é inconveniente. Porém, o perigo está em utilizar uma VPN que use indevidamente seus dados.
De forma geral, existem VPN's gratuitas e pagas, e as gratuitas são o verdadeiro risco. Quando um serviço é gratuito, o produto é você.
Seus dados podem acabar sendo vendidos para empresas usarem como base para propagandas ou até outros destinos. Aplicativos de VPN gratuitos para smartphones são os mais comuns quando o assunto é VPN.
O uso discriminado de serviços dessa forma para privacidade, vai acabar tirando mais ainda a segurança que você quer para você e seus dados.
Uso correto da VPN
Então eu preciso pagar para ter privacidade? Não necessariamente. Mas caso o seu interesse seja usar uma VPN, existem serviços bem acessíveis.
Além de te dar mais privacidade, pode ajudar em ter acessos restritos a localidades que antes você não teria.
O uso de uma VPN vai te ajudar e muito nessa questão, mas tenha em mente que exitem VPN's que não vão te ajudar, somente piorar sua privacidade. Escolher bem será recompensador já que você terá o que procura, sua privacidade.
Existem enumeras no mercado, mas com uma rápida pesquisa você irá encontrar uma que atenda o que você procura.
Então, vale a pena?
De forma geral, se você realmente preza por privacidade ou quer assistir aquele conteúdo restrito por localidade, vale muito a pena.
Já se você não tem essa necessidade, é melhor não usar uma VPN; já que se for gratuita você estará colocando seus dados em risco, e se for paga será um custo totalmente desnecessário.
Se você tem preferência em não usar uma VPN, mas ainda quer ter privacidade, procure utilizar serviços que prezam pela sua privacidade como o serviço de pesquisa DuckDuckGo.
Também não expor dados pessoais ou informações em redes sociais que possam comprometer sua segurança será uma ótima escolha.
Da mesma forma evitar usar redes desconhecidas para acessar a internet pode ser de grande ajuda para sua segurança. Dessa forma sua privacidade será maior.
Lembre-se que você é totalmente responsável pelos seus próprios dados e atitudes. Faça bom uso dessa excelente ferramenta chamada Internet e aproveite os artigos sensacionais da Prensa.
Até uma próxima.
Este artigo foi escrito por Josué Rocha e publicado originalmente em Prensa.li.