Veja, escute e sinta. A cidade está cheia de arte urbana
(Imagem: Juliana Matos)
Quem mora em grandes cidades enfrenta trânsito, filas, violência e estresse no dia a dia.
Porém tem acesso à cultura e arte que dificilmente acontecem nas cidades do interior.
Nesse texto pretendo passar um pouco do maravilhoso mundo artístico, feito de múltiplas influências culturais, que acontecem, às vezes ao mesmo tempo, em espaços urbanos.
A arte urbana tem uma história bem antiga , ela acontece desde a Grécia antiga, passando pelos trovadores da idade média.
Arte nos muros
Grafite é uma demonstração de arte que mistura mensagens com simbolismos, é um dos expoentes que todos se lembram quando se menciona arte na cidade.
O nascimento do grafite como conhecemos, ocorreu em Nova York e Paris nas décadas de 1960 até 1970.
Nesses anos virou atitude comum, manifestar opiniões de descontentamento em paredes e muros, essas mensagens eram consideradas pichações e eram combatidas como vandalismo.
De mensagens até caricaturas, os grafiteiros foram cada vez mais colorindo as cidades e ao mesmo tempo, em alguns casos, deixando marcas de arte.
O grafite está muito ligado com o hip hop, é considerado um dos componentes desse movimento.
O movimento
O Hip Hop teve sua origem em Nova York, por volta da década de 1970 no bairro do Bronx.
Graças ao DJ Kool Herc que trouxe da Jamaica o costume de festas na rua com batalhas de breakdance e equipamentos de som, esse movimento se espalhou rapidamente.
Os movimentos do Hip Hop são:
• Música
• Dança
• Grafite- Arte gráfica
• Moda
Aqui no Brasil, o berço do Hip Hop foi o Largo São Francisco na década de 1980, onde jovens se reuniam para fazer música e reuniões das mais variadas manifestações artísticas.
O teatro usando as ruas
Além do Hip Hop existem outras formas de arte que se manifestam usando o espaço da cidade como lugar de apresentação .
O teatro de rua é uma manifestação artística, que também perdura por séculos, sempre levando alegria e reflexão para os mais distantes lugares.
Tendo a premissa de sair do lugar comum ele usa a cidade como espaço cênico.
Muitos grupos aqui no Brasil, estudam e atuam nesse movimento que absorve várias linguagens como canto, dança e circo.
Os grupos que se destacam na realização trabalho de teatro de rua são:
Grupo Galpão
“Criado em 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.”
Fonte: Grupo Galpão
Eu tive a oportunidade de ver a montagem que fizeram em Santos (SP) de Romeu e Julieta no ano de 2012 .
O espetáculo é feito em linguagem circense, alguns atores ficam sobre pernas de pau, usando assim não só o espaço terrestre como o aéreo.
Vou deixar duas fotos que tirei no dia da apresentação abaixo:
Brava Companhia
“A Brava Companhia é um grupo de teatro que surgiu em 1998, na periferia sul da cidade de São Paulo, e que desde sua origem realiza uma intensa pesquisa artística e uma ampla ação cultural, que inclui, entre outras coisas, a circulação por centenas de bairros periféricos da cidade, a realização de oficinas e mostras.”
Fonte:Sobre Brava Companhia
No canal deles está disponível o espetáculo inteiro “Este lado para cima", realizado no largo São Bento.
Para ver o espetáculo clique aqui:
Este lado para cima
Teatro da Vertigem
Acredito que esse grupo levou a arte teatral feita no espaço urbano aos extremos.
Fizeram espetáculos em igrejas, cadeias e hospitais, até mesmo no rio Tietê, localizado na cidade de São Paulo, um rio poluído e extremamente mal cheiroso.
O teatro da vertigem com sua visão mudou a mentalidade de muitos artistas em termos de espaço cênico e atuação.
“Movimentos corporais expressivos, recomposições de espaços e investigações do ator. Essas são as principais características do trabalho desenvolvido pelo Teatro da Vertigem, grupo de grande relevância para a cena artística do Brasil.
Formada no início da década de 90 por estudantes que pesquisavam artes cênicas na USP, a companhia nasceu a partir do desenvolvimento de experimentações dramatúrgicas e suas múltiplas possibilidades. Daí veio o nome “Vertigem”, que remete aos lugares de risco, descoberta, criação, aventura e desequilíbrio em que os espetáculos se colocam.”
Fonte: Sobre Teatro da Vertigem
A cidade, como puderam perceber por tudo que escrevi, não é só lugar para comércio e trabalho árduo, nela cabem inúmeras formas de arte.
Então ao ver artistas de rua, saiba que ele está apresentando não só uma forma de arte, mas também renovando uma tradição, admirada desde a formação das cidades.
Este artigo foi escrito por Cássio Racy e publicado originalmente em Prensa.li.