Viagem vegana
Viagem Vegana
Quem é vegano ou vegana sabe o quanto é difícil viajar e encontrar lugares para se hospedar que tenham cardápio com opções de comida sem nada de origem animal, com aquele shampoozinho e sabonete não testado em animais, ou qualquer outro item que seja apto a esse estilo de vida. É dureza, né? Ou melhor, era.
Tudo bem, de uns anos pra cá a coisa melhorou bastante. Tem muitos lugares pelo Brasil e pelo mundo que já enxergaram o crescimento desse nicho de mercado e vêm adaptando suas instalações para receber essa galera que vive o veganismo na veia e leva o assunto muito a sério. É ainda desafiador, mas é bem possível viajar sendo vegano nos dias de hoje. O segredo é planejamento e pesquisa profunda.
Com mais e mais pessoas aderindo a essa filosofia, o setor turístico se viu obrigado a atender essa demanda exigente que cresce a cada ano que passa. A maioria das companhias aéreas e hotéis já possuem em seu cardápio opções veganas.
Mas a notícia boa, mesmo, é que o número de estabelecimentos segmentados para esse público está em franco crescimento. Pousadas veganas e hotéis veganos já se espalham pelo Brasil e pelo mundo. Inclusive já existem agências de viagens especializadas em viagens 100% vegan friendly!
Demorou, mas nunca é tarde!
É certo que os veganos eram um dos poucos públicos alvo que a indústria do turismo demorou para oferecer opções personalizadas. O setor acordou e percebeu que viajantes veganos são uma grande fatia para explorar (no bom sentido, ok?) e que merecem muito respeito e atenção. Como todo público específico, é exigente, porém, tornam-se fiéis se forem atendidos e recebidos adequadamente.
Com a crescente preocupação a respeito da importância da sustentabilidade para o bem estar do planeta e comunidade, com o aumento do ativismo que grita contra locais que exploram animais em suas atrações e a busca por uma dieta mais saudável, a ética e a empatia na indústria do turismo ficam cada vez mais evidentes.
É bom salientar que o turismo vegano não se restringe apenas pela gastronomia, mas sim, por toda a ética envolvida que abraça o respeito total aos animais e à natureza em todas as atividades turísticas, como por exemplo, não aderir a passeios que envolvam a exploração animal (fotinhos com filhotes de leão, passeios em elefante, nadar com golfinhos ou visitação em área de preservação ambiental estão fora de cogitação).
Há todo um cuidado a ser adotado pela cadeia turística que quer ter essa turma como clientes e visitantes. E o processo pode não ser tão simples assim, mas é possível.
É preciso que o estabelecimento turístico fique atento a vários quesitos para poder propiciar uma satisfatória experiência ao seu cliente, sem que ele precise abrir mão de conforto e diversão, vivendo ao máximo a sua filosofia de vida.
O GUIA DO VIAJANTE VEGANO
Se você é vegano ou vegetariano, a plataforma Veggie Hotels veio para salvar sua vida!
Trata-se de um guia (ou melhor, é O Guia) que lista hotéis, pousadas, hostels e estabelecimentos veggies espalhados em mais de 60 países por todos os continentes do mundo. Lá você encontrará desde um charmoso e aconchegante hotel nas montanhas até uma cabana em alguma floresta. Tem opções para todos os gostos e bolsos!
É um guia muito legal e bem completo, com opções para se hospedar em cidades, praias, montanhas, hotéis familiares, pet friendly, com opções de hospedagens luxuosas e também bem simples. Há pousadas que oferecem além da gastronomia vegana, também toda uma alimentação orgânica, com retiros de yoga e meditação, com programas de desintoxicação e bem estar e muitas, mas muitas outras coisas. É realmente bem completo! Explore e inspire-se!
O Brasil consta na plataforma oferecendo sete opções de hospedagem. Anota aí:
Pousada Samadhi - Ilhéus - BA - 100% vegano, opções sem glúten disponíveis.
Ecolodge e Ecovila El Nagual - Santo Aleixo - Magé - RJ.
Pousada Jardim do Éden - Alto Paraíso - GO - Vegano e Vegetariano.
Pousada do Matuto - Aiuruoca - MG - Vegano e Vegetariano.
Pousada Vilarejo - Nova Lima - MG - Vegano e Vegetariano.
Hotel Ponto de Luz - Joanópolis - SP - Vegano e Vegetariano.
KRISHNA SHAKTI ASHRAM - Campos do Jordão - SP - Vegano e Vegetariano.
A pousada Rosa Verde, localizada na paradisíaca praia do Rosa, em SC, não consta nessa plataforma, mas vale também a indicação dela aqui. É a primeira pousada vegana do Brasil e seu pet é super bem vindo por lá.
Por fim, se você não for vegano e vai viajar, não visite locais que usam animais selvagens como atrações turísticas. Não ande de camelo, não tire foto com tigres, não vá ao zoológico e aquários, não nade com golfinhos. Isso não é nada bonitinho.
Animais não são atrações, são selvagens. Animais pertencem à natureza, é lá que eles são realmente felizes. Não fomente essa crueldade! Viagem bacana é viagem sem culpa!
Se você quer ajudar animais que foram vítimas da exploração da indústria turística, acesse o site World Animal Protection e saiba mais sobre esse trabalho!
Bon voyage!
Este artigo foi escrito por Mauro Buffalo e publicado originalmente em Prensa.li.