Vírus Marburg: o que é e quais são os sintomas
Conheça a nova doença que é prima do ebola e que acendeu novamente o alerta da OMS.
Foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o primeiro surto de uma nova doença chamada Marburg. A princípio, o vírus foi identificado em Gana e em Senegal, onde já causou duas mortes nos últimos meses.
Que vírus é esse?
Pelo que foi informado pela OMS, trata-se de um vírus muito contagioso, que vem da mesma família do ebola, que no ano de 2005 matou mais de 200 pessoas em Angola. Dando forma assim, ao surto mais agressivo e mortal que já existiu na história do mundo.
A primeira vítima do Marburg morreu no final do mês de junho desse ano de 2022, era um homem de 26 anos, que não chegou a permanecer mais do que um dia internado no hospital, após dar entrada na unidade.
E o segundo homem que morreu com a mesma doença tinha 51 anos de idade, faleceu no hospital no mesmo dia de sua internação, no dia 28 de junho.
Ambas as vítimas morreram em Gana, na África Ocidental e na mesma unidade hospitalar, que fica em Ashanti.
Após os ocorridos, as autoridades locais colocaram 98 pessoas, que estiveram em contato com os infectados, em quarentena na tentativa de controlar o surto. Entretanto, o que foi constatado, é que anteriormente a cepa já teria sido registrada através de amostras coletadas no Senegal, o que indica que a doença já havia se alastrado, pois o país é vizinho de Gana.
Qual é o tratamento para o Marburg?
Segundo a OMS, ainda não há tratamento para o novo vírus e as únicas opções para quem for infectado é seguir tratando os sintomas e se hidratar. Pois segundo os médicos, essa é a única chance que o paciente tem de sobreviver.
Contudo, o mais preocupante para os órgãos responsáveis, é que as taxas de mortalidade chegaram a variar entre 24 e 88% nos casos com vírus semelhantes anteriormente. Sendo que, no caso atual, a busca por uma vacina ainda está na fase primária.
Sintomas e forma de contágio
O vírus Marburg é transmitido de forma semelhante ao coronavírus, em que o contágio ocorre através de morcegos e posteriormente, pelos fluídos humanos.
Entre os sintomas podemos destacar: a febre, vômitos com sangue, sangramentos, dores musculares e dores de cabeça.
Onde o vírus foi identificado, as autoridades locais alertam a população para se manterem longe de lugares onde os morcegos vivem, como cavernas. E também, aconselham a cozinharem muito bem os alimentos e produtos com carne, antes de consumir.
Como surgiu o vírus
O vírus Marburg causa um tipo de febre hemorrágica grave que pode ser fatal para os humanos. Por ser parente do ebola, ele é da família Filoviridae, dos filovírus, que são altamente infecciosos.
Esse tipo de vírus surgiu pela primeira vez em 1967 e em surtos anteriores a taxa de mortalidade foi muito grande. Inicialmente apareceu nas cidades de Marburg e Frankfurt na Alemanha e em Belgrado, no país da Sérvia.
Para a OMS, o vírus teve origem nessas cidades por conta das inúmeras experiências feitas em laboratórios, onde se usava os animais como os macacos verdes da África, que vinham de Uganda.
Este artigo foi escrito por Glaucielen Ferreira e publicado originalmente em Prensa.li.