Vitória de Javier Milei na Argentina impulsiona Dólar Cripto
A criptomoeda reflete a preocupação do mercado com a proposta de Milei de dolarização da economia, abandonando o peso e extinguindo o Banco Central.
A vitória do ultraliberal Javier Milei no segundo turno das eleições na Argentina teve um impacto imediato no mercado de criptomoedas. Em apenas duas horas, o dólar cripto, uma stablecoin atrelada ao dólar e referência para o câmbio argentino, disparou 10%, subindo de 944 pesos para 1.042 pesos.
A criptomoeda reflete a preocupação do mercado com a proposta de Milei de dolarização da economia, abandonando o peso e extinguindo o Banco Central. O principal assessor econômico de Milei, Emilio Ocampo, vê a dolarização como "inevitável" e afirma que é "irreversível".
O plano de Milei e Ocampo prevê a transição para uma economia dolarizada e a extinção do Banco Central. Ocampo, cotado para presidir o Banco Central, alega que a dolarização "não vai resolver magicamente os problemas da Argentina, mas é irreversível". Apesar do ceticismo, ele estima 70% de chance de sucesso para o plano.
No entanto, a falta de dólares nas reservas argentinas e as dificuldades em honrar empréstimos anteriores ao FMI são obstáculos para a execução do plano de dolarização. O impacto nas classes trabalhadoras e nos mais pobres, que têm pouco acesso a dólares, também é uma preocupação.
Fonte: Money Times