VPN, saiba porque você precisa começar a usar
Já ouviu falar de VPN? Apesar de ser uma tecnologia quase indispensável hoje em dia, muita gente ainda desconhece tal recurso.
Segurança nunca é demais, principalmente quando se trata de informações pessoais como cartões de crédito, endereços, documentos e afins, mas como manter essas informações seguras mesmo na internet? A verdade é que muitas pessoas estão pondo suas informações em risco e sequer sabem disso.
É aí que a conexão VPN se faz necessária, aprenda a importância dessa tecnologia e como a usar para manter seus dados seguros.
Conteúdo do artigo:
O que é VPN?
Como o VPN funciona?
Beneficios do VPN.
Existem riscos?
Conclusão.
O que é VPN?
VPN é a sigla para “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual), como o nome sugere, se trata de uma rede privada onde é estabelecida uma conexão segura. Através de uma criptografia, a rede VPN disfarça sua identidade online, mascarando o IP e permitindo o uso de uma rede pública com menos riscos.
(Imagem: Danny144/Pixabay)
Quando se utiliza a internet, os dados presentes no dispositivo de acesso são enviados a um provedor, o mesmo se conecta a internet e retorna ao usuário as informações desejadas, todo esse caminho — assim como o endereço IP do usuário —, fica gravado nos servidores.
Isso significa que seu provedor, através do endereço IP da sua máquina, pode saber tudo que você acessa — e isso inclui aquelas pesquisas feitas através da “aba anônima”—, além disso, esse caminho é desprotegido. Um hacker pode facilmente invadir os servidores pelo qual seus dados passaram e os roubar.
Você sabe o que é Phishing? Saiba como se proteger desse tipo de golpe.
Como o VPN funciona?
A conexão VPN cria um túnel entre seu computador e o servidor de destino. Quando é feita uma pesquisa através dessa rede, ao invés de seu provedor receber as informações do site em que você navega, a única informação que ele recebe é a de que você está se conectando a um servidor remoto.
(Imagem: Danny144/Pixabay)
A conexão VPN é a maior garantia de anonimato dentro da internet (Imagem: Stefen Coders/Pixabay)
O VPN oculta seu endereço IP na internet e lhe oferece outro IP que pode estar localizado em qualquer parte do globo. Assim, quando você acessar um site, os servidores do mesmo não irão identificar o IP do seu dispositivo, mas sim o oferecido pelo VPN.
É como se, ao invés do site gringo receber o IP do Joãozinho que mora em Curitiba, o endereço que chega ao servidor é o de Herman, que vive na alemanha.
Benefícios do VPN.
A rede VPN oferece muito mais segurança ao usuário, a criptografia oferecida por essa tecnologia diminui as chances de roubo à dados sigilosos, mas essa não é a única utilidade dessa rede.
Disfarça sua localização. Por oferecer outro endereço IP, a rede VPN faz com que a internet não identifique sua localização original, mas sim a predefinida por você.
Acesso a conteúdo remoto. Por incrível que pareça, essa rede não apenas cria a ilusão de que você está em outro lugar, ela põe seu acesso em outro canto do mundo. Receber um endereço IP dos EUA permite que o usuário tenha acesso a conteúdos exclusivos daquela localidade, isso inclui sites, fóruns e até catálogos exclusivos em plataformas de streaming.
Manuseio seguro de dados. Isso é ideal para quem trabalha com dados sigilosos. Quando se faz o envio ou recebimento de qualquer informação pela internet, a mesma está sujeita a ser interceptada por hackers, essas chances diminuem consideravelmente quando utilizado uma rede VPN, pois a mesma irá estabelecer uma conexão direta entre você e a origem ou destino da informação.
Verdadeiro anonimato. Se lembra do que comentei anteriormente sobre a aba anônima de seu navegador? Essa aba não lhe deixa anônima para a internet mas apenas evita que suas pesquisas sejam gravadas no histórico da sua máquina. Um verdadeiro anonimato só é atingido através de um VPN.
Existem riscos?
Apesar dos benefícios, é preciso ter o mínimo de cuidado na hora de escolher a rede VPN que vai utilizar. determinar uma boa VPN não é uma tarefa fácil, existem diversos fatores que devem ser considerados, tais como a velocidade da conexão, reputação e principalmente segurança.
Por mais que o objetivo da rede seja lhe proporcionar uma navegação segura, é importante lembrar que ao utilizar uma VPN você está compartilhando seus dados com aquela rede, o que pode ser algo perigoso caso a mesma não seja confiável.
Antes de definir sua VPN é importante checar a credibilidade do aplicativo ou programa utilizado, uma boa forma de se prevenir é escolhendo redes já consolidadas no mercado, tais como SurfShark, Cyberghost e ExpressVPN.
Quando se usa internet hoje em dia se prevenir se torna algo obrigatório, vazamento de dados é algo que pode ocorrer até mesmo com grandes e consolidadas empresas, o maior exemplo aconteceu ano passado com o facebook (atual Meta). Saiba mais clicando aqui.
Prevenção nunca é demais, conhecer as melhores redes VPN e como as utilizar pode lhe salvar de uma grande dor de cabeça no futuro.
O que achou deste conteúdo? Leia mais artigos como esse acessando aqui!
Este artigo foi escrito por Gabriel Pereira e publicado originalmente em Prensa.li.