Vulnerabilidades em sistemas IoT e como se proteger
O que é IoT
Internet das coisas ou Internet of Things(IoT) é um modelo de aparelhos que tenham conexão com a internet. Isso vai desde TVs até lâmpadas inteligentes que mudam de cor por aplicativo. A IoT vem se popularizando cada vez mais principalmente com pessoas tendo a intenção de tornar sua casa "inteligente".
Vulnerabilidades
Toda tecnologia é suscetível a falhas ou ataques, principalmente quando é recente. Muitas das vezes são problemas bobos, porém outros são bem preocupantes. As principais vulnerabilidades da IoT são:
Invasão
Essa é uma preocupação maior em computadores pessoais, porém também existe esse risco nos dispositivos de IoT.
Ter acesso ao aparelho pode causar a perda da privacidade, tendo acesso a câmeras ou assistentes virtuais ouvindo o que você conversa com sua família.
Saber quando você está saindo de casa ou quando está chegando. Ver em tempo real o que você pesquisa ou ver suas intimidades. Mas não se limita somente a isso.
Acesso de dados
O uso mais comum de criminosos é ter acesso aos dados e informações pessoais do usuário. Um criminoso tendo acesso a essas informações pode fazer chantagem, vender essas informações ou simplesmente usá-las indevidamente.
Qualquer informação tem risco de ser roubada ou usada de forma imprópria. Esse risco não é exclusivo para pessoas físicas.
Empresas também estão sujeitas a esse risco, o que pode causar prejuízo financeiro e comprometimento de dados sigilosos.
Botnet
É uma rede de dispositivos infectados por um malware, conectados para uma ação coordenada, como um ataque de Negação Distribuída de Serviço(DDoS) entre outros ataques.
Um exemplo dessa modalidade de ataque é o RSOCKS, uma botnet russa derrubada pelos EUA recentemente.
Malware
Um programa criado com intenções criminosas pode infectar um dispositivo e ocasionar desde um mau funcionamento até travar ou deixá-lo inativo.
Isso pode dificultar o uso das suas funções ou até mesmo causar prejuízo financeiro por incapacitar o aparelho. Pode também alterar dados ou abrir brecha para ataques como uma invasão.
Como se proteger
Por mais que essas vulnerabilidades sejam críticas, não é impossível se prevenir delas. As formas mais comuns de se proteger é usando corretamente os aparelhos e sempre que possível atualizar o firmware(software instalado diretamente no hardware).
A maioria das vulnerabilidades são corrigidas com atualização de software, seja embarcado no dispositivo ou em app com conexão a ele, como um aplicativo de controle de luz em uma lâmpada inteligente.
Uso correto de um aparelho pode auxiliar também. Usar somente quando necessário ajuda. É desnecessário os dispositivos estarem ligados à internet enquanto você está dormindo, você não acha?
Não é complicado ter segurança e privacidade com o uso da internet. Basta ter atenção aos detalhes e se certificar do que está fazendo.
Aqui na Prensa existe muito conteúdo sobre Segurança Digital. Continue navegando e aproveite para aprender mais sobre o assunto.
Até a próxima.
Este artigo foi escrito por Josué Rocha e publicado originalmente em Prensa.li.