Web Summit na América do Sul: Rio de Janeiro vai sediar maior evento de tecnologia do mundo
Imagem: Canva. Legenda: Tecnologia em pauta no Web Summit Rio.
O Rio de Janeiro foi selecionado para ser a cidade que sediará o Web Summit em 2023. O evento será realizado entre 1 e 4 de maio de 2023, no Riocentro. Vale destacar que o Web Summit é uma das maiores conferências de tecnologia realizadas no mundo e, portanto, atrai a participação e os olhares dos grandes profissionais e empresas do ramo de tecnologia da internet. O evento acontece desde o ano de 2009, mas só agora terá a sua primeira edição na América do Sul aqui em território brasileiro.
O Rio vai pagar pelos royalties do uso da marca com o valor que arrecadar com os patrocínios. Para tornar o evento atrativo para as marcas, serão oferecidas pelas cotas de patrocínio o direito à exposição no Web Summit Rio e também no Web Summit Lisboa, Collison e Ride.
Além disso, o Senac/Fecomércio também entrou na operação como garantidor para que ela aconteça, pois vai complementar os valores caso falte patrocínio para o pagamento dos royalties. O contrato com a Connected, holding que controla o Web Summit, é por um período de três anos, com possibilidade de extensão por igual período.
O Web Summit Rio também tem a expectativa de turbinar o setor de Eventos, que sofreu duramente com o contexto de pandemia da Covid-19. A organização do evento estima receber mais de 10 mil pessoas, de várias partes do mundo e, segundo ela, esse será o maior evento de tecnologia a ser realizado no mercado brasileiro.
Segundo Paddy Cosgrave, fundador e CEO do Web Summit, o Rio de Janeiro é visto como um dos destinos mais quentes para a indústria de tecnologia atualmente. “Investidores internacionais estão de olho na América Latina, e no Brasil em particular, atraídos por algumas das startups mais badaladas da região”.
Mas por que selecionar o Brasil para sediar o evento? A explicação está no fato de que o Brasil é a nona maior economia do mundo e a única da América Latina entre os dez principais mercados globais de unicórnios. Uma empresa atinge o status de unicórnio quando sua avaliação de mercado supera o US$ 1 bilhão.
Para quem atua na área de Tecnologia no Brasil, essa é a chance de participar de um dos maiores eventos do setor, podendo assistir às palestras com grandes nomes do mercado e fazer networking com outros participantes. Também é uma oportunidade para conferir as novidades do mercado da internet e se inspirar nas inovações constantes advindas do setor de tecnologia.
E aí? Você pretende participar do Web Summit Rio? Se a resposta for positiva, vale a pena fazer um planejamento para ter disponibilidade de tempo e dinheiro para conferir a iniciativa, hein?
Web Summit em 2022
A edição de 2022 do Web Summit acontece em Lisboa, Portugal, entre os dias 1 e 4 de novembro deste ano. Segundo o site desta edição do evento, na Web Summit são dadas as boas-vindas às pessoas que estão enfrentando os grandes desafios que a indústria enfrenta hoje.
“Nossas faixas abrangem tópicos que vão desde tecnologia profunda e ciência de dados até design e sustentabilidade ambiental”. Caso você tenha interesse e recursos financeiros para participar do evento em Lisboa, deixamos a seguir o site para que você obtenha mais informações sobre as atrações e os valores: https://websummit.com/.
Sedes do evento
A Web Summit teve as suas primeiras edições realizadas na cidade de Dublin, na Irlanda. A partir de 2016, o evento aportou em Lisboa, em Portugal. Vale ressaltar que a edição brasileira da conferência não substituirá o evento anual realizado em Lisboa, pois será um encontro adicional, segundo explicou o irlandês Paddy Cosgrave, fundador e diretor da Web Summit.
Dessa forma, o evento acontece sempre em novembro em Portugal e será mantido, "pelo menos até 2028", segundo os organizadores, que detalharam que o contrato com o Rio de Janeiro é de três anos, podendo ser renovado.
Além de Lisboa, o grupo organizador do evento, que tem origem em Dublin, na Irlanda, organiza os eventos Web Summit Collision em Toronto e RISE em Hong Kong, todos com o objetivo de reunir fundadores e presidentes de empresas de tecnologia, startups de rápido crescimento, formuladores de políticas e chefes de estado para discutir os próximos passos no setor de tecnologia.
Este artigo foi escrito por Caroline Brito e publicado originalmente em Prensa.li.