Claire Barrett, diretora da APIsFirst e co-líder global do programa “womem in APIs”, e Marjukka Niinioja, consultora de negócios para instrutores de API e palestrante e autora do livro “API Economy 101”, abrem o bate-papo falando sobre a necessidade das organizações em possuírem uma gestão de produtos API.
“Nos países nórdicos e talvez fora dos EUA e do Reino Unido, digamos que, em geral, tem uma falta de gestão de produtos”, conta Marjukka. De acordo com a autora, existem algumas indústrias que já possuem a cultura de gestão de produtos físicos, mas quando se trata de produtos digitais e de TI, esta ainda não é uma prática bem implementada.
No entanto, mais do que uma boa implementação, também é necessário ter um bom gerente de produtos. Claire fala que há um certo conjunto de habilidades e disciplinas essenciais, sendo que algumas podem ser aprendidas, mas outras se trata de comportamentos e formas de pensar e, nesse caso, são características comportamentais ou inerentes à pessoa.
Abordagem e resolução de problemas;
Entender a prática do cliente que, na maioria das vezes, é um tecnólogo;
Visão comercial;
Habilidade de organização e gerência de projetos;
Habilidade de influenciar pessoas;
Controle direto dos membros da equipe de projeto;
Tendo em vista que, gradualmente, a implementação de gestão de produtos API está passando a ocorrer dentro das empresas, Marjukka conta que o “mais importante sobre um gerente de produtos API, que é novo em uma empresa e está sozinho, sem que as coisas estejam bem estabelecidas, é que ele terá que fazer as mudanças”.
Assim sendo, as especialistas discorrem sobre como ser um bom gestor de produtos, não é suficiente. “É necessário ser bom em fazer mudanças organizacionais”, conta a autora de ‘API Economy 101’.
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o video
Este artigo foi escrito por Claire Barrett e publicado originalmente em Prensa.li.