💎Inteligência artificial, PicPay e Open Investment
Até onde o caminho da eficiência pode ir antes de ultrapassar os limites da privacidade?
Agora que você já sabe que a Prensa mudou, quero apresentar a nossa nova série de newsletters de conteúdos. A primeira é sobre o mundo Open. 😊
Inteligência artificial para melhorar a experiência no atendimento
É inevitável falar sobre inteligência artificial em 2023, mas você sabe quais são as principais oportunidades para empreendedores e empresas?
Todos os anos a Atlantico, uma investidora de capital de risco que tem foco na América Latina, constrói um relatório bem completo fazendo uma análise do cenário regional em relação a novos negócios, digitalização e oportunidades para novos empreendedores.
Marcelo Bissuh, CTO da TC e Founder da Ingresse, destacou os pontos mais impactantes:
🎲 Dados baratos e novas empresas: O boom do Big Data em meados de 2012-2013, fez com que as empresas corressem para armazenar todos os dados possíveis de seus clientes. Isto barateou a armazenagem de dados e criou oportunidade para empresas que se especializaram em processar estes dados para gerar informações;
💰 Investimento no ecossistema e infra-estrutura para IA: tem muito dinheiro na mesa. Os principais setores que estão se beneficiando são: Atendimento ao cliente, Logística e Gestão da cadeia de suprimentos, Vendas e Marketing. Empresas como Nubank, iFood, Mercado Livre e NotCo foram usadas como exemplos de empresas que escalaram forte com o uso de inteligência artificial nesses campos.
❤ Reduzir o atrito e melhorar a experiência dos clientes é (ou deveria ser) uma das prioridades de qualquer negócio. Por isso, ficar de fora não é uma opção!
Prioridade na experiência das pessoas
Picpay, a fintech nascida em 2012, continua se atualizando e trouxe Sandor Caetano para assumir a diretoria de dados com foco em melhorar a experiência do cliente.
Com mais de 16 anos de carreira, Sandor já passou pelo Nubank e pelo iFood. A experiência rendeu o lançamento de um livro sobre a trajetória com inteligência artificial no iFood.
Este livro é um relato honesto e detalhado sobre os desafios, erros, acertos e oportunidades de uma evolução digital com uso de Inteligência Artificial.
Contamos esta história sob dois pontos de vista bem distintos, o do Diego Barreto no seu papel de CFO e o meu. - Sandor Caetano
🔐 Como garantir a qualidade e a segurança de dados na empresa?
À medida que a Inteligência Artificial desbloqueia uma nova era de produtividade e inovação, surge uma encruzilhada ética e tecnológica que nos leva a refletir: até onde o caminho da eficiência pode ir antes de ultrapassar os limites da privacidade?
▶ Sandor foi palestrante no APICON 2023 e reforçou a importância da governança para garantir transparência e o monitoramento dos dados.
Com o maior desenvolvimento da IA, especialmente do Processamento de Linguagem Natural (PLN), tornou-se possível compreender de maneira mais profunda o que as pessoas querem e responder de uma maneira mais rápida, humanizada e natural. Continue a leitura » Oportunidades de inovação com APIs e Inteligência artificial!
⚠ O Founder e CSO da Red Core, Cezar Taurion recomenda o uso responsável de inteligência artificial aliada a uma política de governança.
… o uso de bots interativos permite melhorar em muito as relações das empresas com seus clientes. Mas é importante, não deixarmos de lado as questões éticas. Até que ponto o bot que simule características “humanas” deve ser visto como um verdadeiro humano? Qual o nível de transparência que a empresa deve adotar para inserir o bot na interação com a sociedade?
Fica a reflexão. 💭
Cases de sucesso de empresas que fizeram investimentos em startups
📕 Um outro livro que acaba de ser lançado é do fundador e presidente da Anjos do Brasil. Cássio Spina lançou o livro Corporate Venture Capital. Esta é a segunda edição ampliada com estudos de caso do Banco BV, EDP Ventures, Grupo SBF (Centauro), Kotex, Fleury e outras. Os participantes do Prensa Trends & Insights puderam assistir uma palestra sobre o tema e participar de uma sessão de autógrafos com o autor. 🤩
💲 E falando em investimento, esta semana começa a nova fase do Open Finance, a Open Investment!
A partir do próximo dia 29 de setembro, começa uma nova fase do Open Finance com ampliação do escopo e possibilidade de compartilhar os dados de investimento entre diferentes instituições, e, consequentemente ampliar a visão completa do cliente e oferecer serviços mais personalizados. - Carlos Oliveira | Diretor executivo na ABFintechs.
O melhor evento de Open Finance da América Latina
✅ De 07 a 09 de novembro tem Open Finance Conference!
O Open Banking foi o primeiro passo de muitos países rumo ao movimento de economia aberta.
O Brasil antecipou o movimento e se transformou em Open Finance, visando a interoperabilidade do ecossistema para um Sistema Financeiro Aberto e garantindo a oferta de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada.
O Open Finance Conference 2023 antecipa as tendências e oferece conteúdos imperdíveis que vão além do regulatório!
✔ O tema desta quinta edição é "Da Regulação à Oportunidade: Acelerando o Crescimento". Inscreva-se e acompanhe as novidades.