Como acompanhar a satisfação de seus colaboradores e evitar reclamações trabalhistas
Confira as principais estratégias para uma gestão mais eficaz com a nossa série especial de newsletters em parceria com o iFood Benefícios.
Na última sexta-feira compartilhamos estratégias para garantir que seus investimentos levem você aos resultados desejados.
Hoje, nosso foco é no acompanhamento da satisfação de seus colaboradores e na garantia de conformidade com as leis trabalhistas.
Employee Net Promoter Score (eNPS) - Avaliando oportunidades de crescimento e melhorias
Você com certeza já respondeu a alguma pesquisa de satisfação após participar de um evento ou adquirir um produto. Assim como medir a satisfação dos clientes é importante, acompanhar os sentimentos dos colaboradores com relação ao clima organizacional é fundamental para garantir os melhores resultados a curto, médio e longo prazo. Por isso, o Employee Net Promoter Score (eNPS) é uma métrica que merece atenção.
É por meio do eNPS que você consegue medir os níveis de satisfação e lealdade dos colaboradores, obtendo uma visão clara sobre o clima organizacional e identificando áreas que necessitam de melhorias para aumentar o engajamento ou melhorar a imagem da empresa. Um eNPS alto indica um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, um sinal positivo para a produtividade e retenção de talentos.
Nesta análise, os colaboradores podem ser categorizados como detratores, passivos e promotores:
Detratores são aqueles que estão insatisfeitos e podem desmotivar outros;
Passivos são neutros, nem engajados nem com sentimentos ruins sobre a empresa;
Promotores são altamente engajados e leais.
Para avaliar o posicionamento de seus colaboradores, você pode aplicar uma pesquisa, questionando a possibilidade de recomendarem a empresa em uma escala de 0 a 10. Os promotores serão aqueles que responderem com notas entre 9 e 10, enquanto os detratores avaliarão entre 0 e 6. Este tipo de pesquisa permite uma variedade de questões, o que possibilita a avaliação da sintonia dos benefícios e salários oferecidos com relação ao mercado.
O cálculo para chegar ao seu eNPS é:
Seus colaboradores estão cansados de receber benefícios só em vale-alimentação ou refeição. Conheça o iFood Benefícios, o cartão mais aceito do Brasil.
Índices de Reclamações Trabalhistas - Monitorando a Conformidade e a Gestão
Falhas na gestão, conflitos internos e possíveis descumprimentos legais têm consequências graves para as empresas. Além dos custos financeiros e da perda de credibilidade junto aos colaboradores e clientes, estes fatores resultam em reclamações e processos trabalhistas, que evidenciam a necessidade de mudanças profundas na forma de conduzir os negócios.
Por isso, monitorar o índice de reclamações trabalhistas é a maneira mais direta de acompanhar a conformidade legal da sua empresa. Esta métrica compara o número de reclamações com o número de colaboradores desligados em um determinado período – o que serve como um diagnóstico da saúde de sua gestão e auxilia na tomada de decisões por melhorias.
De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior do Trabalho, mais de 3 milhões de processos trabalhistas foram julgados no Brasil em 2023, com valores pagos aos reclamantes que totalizaram quase 41 bilhões de reais. Para compreender a situação atual de sua empresa e realizar ações que previnam sua participação nestes números no futuro, o cálculo é:
Algumas estratégias para adotar uma abordagem de negócios proativa e abrangente, que auxilie no cumprimento da lei e garanta a satisfação de seus colaboradores, são:
Implementar políticas claras e transparentes: Estabeleça políticas internas claras e bem documentadas sobre direitos, deveres e procedimentos. Certifique-se de que todos os colaboradores tenham fácil acesso a essas políticas e as compreendam.
Promover a comunicação aberta: Incentive um ambiente de trabalho onde a comunicação seja aberta e honesta. Reuniões regulares e feedback contínuo ajudam a resolver problemas antes que se tornem conflitos.
Investir em treinamentos e capacitação: Proporcione treinamentos regulares para a equipe de gestão e colaboradores, focando em aspectos legais, habilidades interpessoais e resolução de conflitos.
Realizar auditorias internas e estabelecer um canal de denúncias: Periodicamente, conduza auditorias internas para garantir que as práticas e políticas estejam sendo seguidas corretamente e para identificar áreas que possam precisar de ajustes. Além disso, crie um sistema seguro e confidencial para que os colaboradores possam relatar problemas ou preocupações sem medo de retaliação.
Consultoria jurídica e Compliance: Mantenha uma assessoria jurídica para orientar sobre as melhores práticas e garantir conformidade com a legislação vigente.
Monitorar indicadores de desempenho: Acompanhe métricas e indicadores relacionados a reclamações trabalhistas para identificar padrões e áreas que necessitam de atenção.
Quer saber mais sobre as outras métricas? Acompanhe as próximas edições!
Até sexta que vem!
Conheça o iFood Benefícios: 8 categorias, sem custos para o RH e aceito, para além do iFood, em mais de 4 milhões de estabelecimentos.