😎 Nossos conhecimentos já estão obsoletos
mas ainda dá tempo de correr atrás. Vem comigo!
Na semana passada, conversamos sobre os cargos mais promissores para os próximos cinco anos. Com base nesses dados, como você aprimoraria a clássica pergunta “Onde você se vê em cinco anos?”
É curioso observar como as obras de ficção do passado, que pareciam absurdas para nossos pais, fazem parte da nossa rotina atual.
A evolução tecnológica segue seu curso de maneira exponencial, e tenho que te dizer que boa parte das ferramentas e conhecimentos que possuímos ficará obsoleta em muito pouco tempo.
Seja pela popularização das impressoras 3D de alimentos, por assistentes de voz que realizam todo o nosso trabalho, ou até mesmo por uma viagem a Marte, os episódios de Star Trek começam a parecer menos absurdos aos olhos da inovação.
A corrida já começou
Uma análise recente da Dice revelou as áreas em que esses especialistas estão concentrando seus esforços de treinamento. E adivinha? Machine learning está no topo das habilidades.
Este artigo ensina como se preparar para questões de ML em vagas nas FAANG (o grupo de empresas formado por Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google) que dominam o mercado de tecnologia.
Leia também:
Arquitetura serverless
A Internet das Coisas (IoT) está se tornando o novo centro de dados, e é essencial considerar uma arquitetura serverless ao desenvolver essas APIs.
Tomemos como exemplo a máquina de ressonância magnética da General Electric (GE), que atua como um super servidor. Este equipamento processa dados localmente e não pode depender de conexões de internet inconstantes. Ele realiza inferências de inteligência artificial no próprio dispositivo e é equipado com firmware, software e aplicativos específicos.
“Essa é a visão que eu quero dar, que este é o nosso novo data center, temos que cuidar desses dispositivos e pensar em como treinar uma IA nas nuvens e enviar para uma máquina dessas” - Vinicius Senger
Internet das Coisas é um conceito que faz referência à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet.
Acidentes acontecem
Cientistas da Universidade de Columbia desvendam acidentalmente, enquanto testava microscópios, um semicondutor capaz de conduzir elétrons de 100 a 1000 vezes mais rápido que o silício.
“Podemos agora começar a prever que outros materiais podem ser capazes deste comportamento que ainda não considerávamos antes”, justificou Milan Delor na apresentação do material.
O novo assistente da IBM
O novo assistente de codificação com IA da IBM, Watsonx, pode ajudar empresas de todos os tamanhos a economizar dinheiro automatizando tarefas repetitivas, acelerar a chegada de produtos e serviços ao mercado traduzindo códigos mais rapidamente, melhorar a qualidade de suas aplicações em mainframe reduzindo erros e diminuir a dependência de programadores COBOL.
O que isso significa para o desenvolvedor empresarial
As implicações deste lançamento para desenvolvedores empresariais são diversas:
Preenchimento de Lacunas de Habilidades: O WatsonX é uma ferramenta valiosa para lidar com lacunas de habilidades, oferecendo recursos como explicação de código e geração automatizada de casos de teste.
Aumento da Produtividade: A produtividade do desenvolvedor é fundamental, e o WatsonX coloca ferramentas essenciais à disposição dos desenvolvedores.
Modernização de Mainframe: Com foco na conversão de COBOL para serviços Java, o assistente é um componente crítico na suíte de ferramentas de modernização de aplicações da IBM.
Cobol ainda é usada por muitos grandes bancos, seguradoras e organizações públicas para executar processos de negócios transacionais essenciais, como pagar seguro-desemprego ou dispersar dinheiro em um caixa eletrônico.
Leia também:
Governança em APIs: Melhores Práticas para Gestão e Segurança Eficientes
Com a mediação de David Ruiz, Diretor de Engenharia na iFood Fintech, a live Governança em APIs: Melhores Práticas para Gestão e Segurança Eficientes aconteceu no último dia 24 de outubro e faz parte de uma série de ações da Axway em parceria com a Prensa e a API Connect em busca de insights que inspirem o futuro tecnológico no Brasil.
“Não adianta as pessoas terem somente as ferramentas, é muito importante criar processos. Um processo de governança de APIs vai muito além da definição de ferramentas, é preciso ter estratégia, definição de papeis de responsabilidade e um fluxo, uma esteira de governança que te atenda.” comenta Luís Gustavo
Assista na íntegra:
Participe da próxima live da Axway - Primeiros Passos na Integração Segura de APIs: Um Guia Prático
Veja também:
🤔 Como formar um futuro sustentável na tecnologia?
Os especialistas Marcelo Bissuh, Taiolor Morais, Léo Andrade e Leandro Garcia investigaram maneiras de avançar para uma era além do código tradicional, incorporando elementos como APIs, IA Generativa e Low-Code.
A conversa sublinhou a importância crítica da automação e simplificação de processos por meio de ferramentas de fácil acesso, estimulando o desenvolvimento acelerado de soluções inovadoras e incentivando investimentos em startups, aumentando a agilidade nos negócios.
Confira o painel completo abaixo:
Até a próxima!
Ótimo