Por meio dessas plataformas, empresas podem integrar os sistemas de seus fornecedores, clientes e parceiros de negócios, permitindo uma comunicação mais eficiente e um gerenciamento mais preciso de suas operações logísticas. Elas foram projetadas para automatizar fluxos de trabalho essenciais na cadeia de suprimentos, permitindo que duas ou mais empresas trabalhem juntas de forma mais eficaz e eficiente.
Independentemente dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, as transações B2B são centrais para suas operações - seja na comunicação com fornecedores, clientes, distribuidores ou até mesmo consumidores finais. Essas transações de dados podem ser na forma de ordens de compra, faturas ou avisos de envio.
Atuando como uma ponte entre sistemas que não se comunicam naturalmente, as plataformas de integração B2B permitem conexões eficientes e seguras entre empresas, clientes, fornecedores, parceiros de negócios e provedores de serviços.
Como uma plataforma de integração B2B funciona
A Troca Eletrônica de Dados (EDI) é a base da integração B2B clássica, permitindo a comunicação de computador para computador para substituir o uso de correio postal, fax e e-mail. Apesar das limitações do EDI, uma solução B2B moderna também é compatível com API para possibilitar o acesso e compartilhamento de dados em tempo real diretamente em aplicativos de negócios, permitindo a aplicação de processos de comércio EDI tradicionais e modernos conduzidos por API.
Do ponto de vista do processo, a integração B2B pode ser pensada da seguinte forma:
Os dados são extraídos de um aplicativo de negócios por meio de API ou outra tecnologia de middleware e preparados para transmissão a terceiros.
Os dados são automaticamente traduzidos para um formato aceitável (geralmente EDI), com a relação entre campos de dados visualizada.
Os dados são enviados para terceiros usando o protocolo de transporte apropriado com base na sensibilidade dos dados, tamanho do arquivo e em quão rápido as informações precisam chegar (entre outras variáveis).
Terceiros recebem e processam os dados por meio de um aplicativo de destino que permite a integração aos processos de negócios.
Uma plataforma de integração B2B adiciona visibilidade centralizada, monitoramento contínuo para garantir segurança e atender aos SLAs, capacidades de integração de API e serviços de valor agregado, como PEPPOL e faturamento eletrônico, a este processo.
Soluções modernas de integração B2B
As integrações B2B começaram como uma maneira de trocar dados eletronicamente entre empresas e, embora isso ainda seja uma função essencial, seu escopo evoluiu. Além de economizar tempo e custos e aumentar os níveis de serviço, as plataformas modernas de integração B2B buscam criar um ecossistema colaborativo com parceiros que impulsionam práticas sustentáveis.
À medida que as empresas enfrentam desafios para suportar mais transações e cumprir regulamentações de segurança, as plataformas de integração B2B se tornaram uma necessidade. As cadeias de suprimentos e a logística moderna agora usam uma combinação simplificada de integrações baseadas em EDI + API para criar um ecossistema mais interconectado.
Quando se trata de se comunicar com fornecedores, são muitos os desafios enfrentados por empresas, visto que suas aplicações e sistemas podem variar e não se comunicar entre si. Uma solução é necessária para permitir que as empresas troquem dados de forma eficiente e ágil.
As plataformas modernas de integração B2B ajudam a reduzir custos e esforços para manter infraestruturas tradicionais e aceleram o processo de trazer novos produtos e serviços ao mercado, podendo ser implementadas na nuvem ou localmente e evoluindo para atender às necessidades empresariais à medida que o mercado muda.
Precisa gerenciar parceiros e comunidades de forma eficiente? A Axway B2B Integration oferece recursos de autoatendimento com visibilidade em tempo real de todas as aplicações EDI, além de suporte confiável 24/7.
Conecte-se mais rapidamente aos seus parceiros e crie novas fontes de receita com a ajuda da Axway.