😎 Qual o impacto da vitória de Trump no avanço tecnológico?
Atualizações do setor de tecnologia: a Prensa Tech está no ar. Confira!
Donald Trump ganhou as eleições e retornará à Casa Branca como presidente. Em seu primeiro mandato, Trump desencadeou uma onda de desregulamentação nos setores de tecnologia e telecomunicações.
Durante a campanha, Trump abraçou o setor de criptomoedas, apoiou um dos candidatos favoritos do lobby das moedas digitais para o Congresso em 2024, o empresário republicano Bernie Moreno — e é proprietário de sua própria rede social, o Truth Social.
Para a sua segunda passagem como presidente, a especulação é que as alianças com Musk, o setor de criptomoedas e outros líderes tecnológicos podem borrar as linhas entre o Vale do Silício e as agências federais encarregadas de supervisioná-lo.
Na Prensa Tech de hoje, saiba mais sobre as especulações, adaptabilidades do setor e outras informações para novas soluções.
Além disso, as decisões de Donald Trump que terão impacto nas gigantes da tecnologia protagosnistas da corrida da IA vão além da desregulamentação. O presidente eleito considera as big techs demasiado poderosas. Em seu primeiro governo, ensaiou um cerco aos monopólios delas. Ele promete impor mais barreiras comerciais a importados, sobretudo com aumento de tarifas sobre manufaturados chineses, o que provocará alta nos custos do setor.
Integração e investimentos: tech é vista e fomentada como solução para o meio ambiente
O Governo Federal, em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), anunciou, no último mês, um pacote de investimentos de R$ 3,1 bilhões para ciência, tecnologia e inovação.
Apesar dos avanços, o setor de tecnologia ainda enfrenta desafios significativos na jornada em direção à sustentabilidade. A interseção entre inovação tecnológica e responsabilidade ambiental está moldando o futuro das empresas, exigindo uma abordagem consciente na forma como desenvolvemos, operamos e consumimos tecnologia. A adoção de práticas sustentáveis também pode ser vista como uma oportunidade para inovação e liderança no mercado.
Boas práticas
Além de buscar reduzir o impacto de tecnologias intensivas, devemos observar seus aspectos positivos e animadores, em que podem ser aliados para identificar e analisar grandes quantidades de dados para fornecer ideias e apontar caminhos para enfrentar alguns dos maiores desafios do planeta, como as mudanças climáticas, a poluição e o desmatamento.
A digitalização e a integração de dados, em particular, estão revolucionando a gestão ambiental, trazendo benefícios significativos para a sustentabilidade. A adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) em São Paulo, por exemplo, resultou na economia de aproximadamente 36 mil pés de eucalipto em um curto período, demonstrando o impacto direto dessa mudança no uso de recursos naturais. Além da redução do consumo de papel, a tecnologia tem facilitado a unificação de dados, melhorando a gestão de multas e licenças ambientais.
Uma parceria inovadora entre a Cargill e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foi anunciada no laboratório de Juiz de Fora (MG), onde especialistas das duas instituições utilizarão câmaras respiratórias climatizadas para estudar, com maior precisão, a emissão de gases na pecuária de corte.
Esta tecnologia permitirá a medição de diferentes tipos de gases emitidos pelo gado, elevando a precisão das análises e possibilitando estratégias para otimizar a dieta dos animais, o que pode reduzir o desperdício de nutrientes e melhorar a produtividade e a saúde animal.
🌎MUNDO TECH
UMA CURADORIA ESPECIAL DA REDAÇÃO PRENSA COM NOTÍCIAS SOBRE TECNOLOGIA, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO
Aprofundando o assunto: o segundo mandato de Donald Trump significa mudanças significativas para a política de IA, criptomoedas e veículos elétricos. (The Verge, em inglês)
IA para todos: em 10 anos, Nadella fez a Microsoft valorizar 10 vezes e voltar ao topo do mercado tech. Sua nova ambição é fazer da inteligência artificial um agente de transformação para sociedades e países. (Exame)
Uso de telas: Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) defende Campanha Nacional de Utilização Consciente da Tecnologia Digital para destacar potenciais efeitos negativos do uso excessivo de dispositivos digitais. (Folha)
Essa foi a sua Prensa Tech de hoje! Até semana que vem!