Como você mede suas conquistas?
Na Prensa People de hoje trazemos detalhes sobre a 19ª edição do SIAC e compartilhamos ferramentas para que você reflita sobre seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Bom dia! Hoje é dia de Prensa People!
Na semana passada, abordamos os diferentes significados de sucesso.
Na edição de hoje, mergulhamos um pouco mais no assunto por meio da autoavaliação. Como você mede suas conquistas?
Já estamos em novembro e, com o final do ano se aproximando, é natural começar a olhar para trás e refletir sobre as conquistas e desafios que marcaram sua trajetória profissional (e pessoal) de janeiro até aqui.
O que é autoavaliação profissional?
A autoavaliação profissional é uma prática que nos ajuda a alinhar nossas carreiras com nossos objetivos pessoais, possibilitando uma rotina mais produtiva e satisfatória. Revisar o próprio progresso e estabelecer metas equilibradas ajuda a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar emocional.
Por isso, essa prática pode trazer uma sensação de controle e clareza, elementos fundamentais para evitar o esgotamento e manter uma mentalidade positiva. Reconhecer os momentos de crescimento fortalece o sentimento de realização e reforça a motivação para o que está por vir.
Como fazer?
Liste suas conquistas
Pegue um caderno ou seu bloco de notas e liste entre três e cinco conquistas que você teve esse ano. Você pode se apoiar nas seguintes reflexões:
Quais foram os marcos profissionais mais importantes?
Que novas habilidades ou conhecimentos adquiri?
Em que momentos senti orgulho do que realizei?
Reflita sobre o impacto que essas conquistas tiveram em seu bem-estar e se elas estão alinhadas com os valores que você quer manter em sua vida. Isso ajuda a transformar momentos positivos em aprendizados duradouros e orienta as próximas escolhas.
Olhe para os momentos desafiadores
Nem só de conquistas e comemorações se faz a vida — você, com certeza, viveu (e superou!) grandes desafios esse ano e eles também merecem ser avaliados. Para isso, pergunte-se:
Como superei essas situações?
O que essas experiências me ensinaram sobre meus pontos fortes e fracos?
Anote pelo menos três lições que você levará para o próximo ano. O que mudou em sua forma de lidar com situações adversas? Quais habilidades de resiliência e adaptação você desenvolveu?
Estabeleça prioridades e propósito
Quais objetivos realmente importam para você e seu desenvolvimento pessoal e profissional? Com as conquistas e aprendizados em mente, é hora de traçar os próximos passos. Uma sugestão para esta etapa é usar o método SMART, mas isso é assunto para a próxima edição!
Tendências, negócios e sustentabilidade na 19ª edição do SIAC
Amanhã, 6 de novembro, das 08h às 13h, em São Paulo, acontece o 19º Seminário Internacional de Acrefi (SIAC), promovido pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi). O evento reúne líderes e especialistas para promover discussões sobre os desafios econômicos e sociais do Brasil.
Neste ano, a programação conta com painéis e palestras que abordam políticas econômicas, eleições e sustentabilidade financeira. Além disso, é uma oportunidade para networking entre acadêmicos e profissionais do setor.
O evento é gratuito e ainda dá tempo de garantir sua participação.
Até semana que vem!