O que é sucesso para você?
Empresas e indivíduos com propósito prosperam de formas únicas. Nesta edição da Prensa People, refletimos sobre as definições de sucesso — do crescimento corporativo ao equilíbrio pessoal.
Olá! Sua Prensa People da semana chegou!
Na semana passada abordamos um algumas estratégias para promover o bem-estar financeiro e te fizemos uma pergunta: “Você sente que preocupações financeiras afetam sua saúde mental?”. A votação ainda está aberta, mas o resultado até agora reflete o cenário que apresentamos ao longo da edição — 60% das respostas afirmaram que sim, são afetadas por estas preocupações.
E, por falar em saúde mental (e preocupações), hoje queremos te propor um outro questionamento: para você, o que significa ter sucesso?
Para o mercado, de modo geral, a ideia de sucesso vem atrelada a crescimento exponencial e ganhos financeiros — seja para empresas ou para profissionais. Entretanto, quando trazemos esta reflexão para uma esfera humana e individual, são muitas as possibilidades de significados para sucesso.
Sobre este tema, na edição desta semana da newsletter da Contente, entitulada Eu queria ter entendido antes qual era a minha ideia de sucesso, a diretora criativa e co-fundadora Daniela Arrais comenta:
“O ensinamento mais valioso que aprendi nos últimos anos é que você precisa entender qual é a sua ideia de sucesso. O mercado vai te vender a ideia de que você precisa crescer exponencialmente, contratar muita gente, pois isso seria sinônimo de uma empresa saudável, inclusive financeiramente. (…) A gente precisa sempre se fazer perguntas para entender o que a gente quer, e não o que querem empurrar pra gente. Ser líder da própria vida, direcionar a carreira de acordo com os nossos valores.”
O artigo What Does Success Mean to You?, do Harvard Business Review, examina como o conceito de sucesso é mutável e pessoal, oferecendo insights sobre como profissionais de diversas áreas definem o sucesso de maneiras que vão além do crescimento financeiro e incluem fatores como propósito e equilíbrio de vida.
Nele, Boris Groysberg and Robin Abrahams dividem as métricas de sucesso em duas categorias — objetivas e subjetivas — e apresentam um quadro para explicar o que isso quer dizer:
Mesmo que você seu foco principal para medir seu sucesso (ou a falta dele) seja em fatores objetivos, acho que você vai concordar que os subjetivos também têm um peso considerável nesta conta, certo?
Em concordância com isso, o relatório The Purpose Premium (O Prêmio do Propósito, em tradução livre), da Deloitte, detalha como as empresas com uma cultura voltada para o propósito ajudam os colaboradores a encontrarem um sentido maior em seu trabalho. Segundo a pesquisa, colaboradores que percebem seu trabalho como um reflexo do sucesso e propósito pessoal mostram um aumento significativo em bem-estar, engajamento e produtividade.
Quer entender melhor por que investir em uma cultura voltada para o propósito é relevante para empresas?
Integrar o propósito às prioridades é focar no papel diferenciado que podemos desempenhar na sociedade — seja como empresa ou como indivíduos. Te trago um exemplo pessoal:
Além de trabalhar com escrita e no cargo de editora-chefe aqui na Prensa, eu tenho anos de experiência lecionando inglês para diversas idades. A sala de aula saiu da minha rotina nos últimos anos, mas sei que sempre encontrei muita satisfação como professora por conta da possibilidade de ajudar outras pessoas — seja aprimorando o inglês para se comunicar melhor, conquistar uma nova posição profissional ou fazer uma viagem para o exterior.
Ontem, no fim do dia, recebi uma mensagem de uma pessoa que precisava de ajuda com urgência para se candidatar a uma vaga de trabalho nos Estados Unidos. Apesar do cansaço que só o fim de uma segunda-feira cheia pode proporcionar, topei entrar em ligação e acompanhar o processo de inscrição.
Terminamos a chamada às 21h, e minha filha estava me esperando para jantar, com a nossa edição de Um Estudo Em Vermelho, do Conan Doyle, já separada. Para mim, sucesso é isso: desempenhar meu trabalho, encontrar espaço para ajudar quem precisa e poder terminar o dia lendo com a minha filha. E para você?
A Prensa People de hoje fica por aqui. Até semana que vem!
Leia também as últimas edições das nossas newsletters:
Prensa Low-code | 🚀 Low-Code Summit 2024: como empresas usam tecnologia para impulsionar resultados?
Prensa Open | 💎 Personalização no Setor Financeiro: uma nova experiência digital
Prensa Tech | 😎 Cada vez mais perto
A palavra "sucesso" vem do Latim "sucessus" que significa suceder, avançar, atingir um objetivo. Assim, sucesso não tem nada de alegria ou paz; é apenas conseguir alcançar um objetivo intencionado anteriormente. O problema é que muitas vezes, após alcançamos este objetivo, um tempos depois, frequentemente cansamos do resultado e até amargamos a angústia de seu excesso. Por exemplo, se o objetivo de uma criança é tomar sorvete e está acaba tendo acesso ao pote inteiro sem supervisão, aquilo que era inicialmente sensacional para a criança, logo passará a ser repudiante e doentio. Já vi diretores de empresas extremamente bem sucedidos que, após alguns drinks, lamentam profundamente ter se enveredado na sórdida corrida pelo sucesso que, após alcançado, é como que uma máquina cujas engrenagens nunca podem parar de girar. Assim, sucesso duradouro e feliz só pode ser alcançado por pessoas sábias, que conseguem antever os resultados a longo prazo daquilo que almejam, que irão inevitavelmente derivar do objetivo alcançado. Tem uma frase que diz "cuidado com o que desejas, pois isto pode acabar sucedendo".