Estratégias para promover o bem-estar financeiro
Com 63% dos trabalhadores brasileiros enfrentando dificuldades financeiras, entenda a conexão entre a estabilidade financeira e o bem-estar de colaboradores na Prensa People de hoje!
Bom dia com mais uma edição da Prensa People!
Na semana passada abordamos a importância da diversidade cognitiva. Hoje a pauta é bem-estar financeiro. Com que frequência você tem preocupações relacionadas com suas finanças?
Segundo uma pesquisa divulgada pela CNN, mais da metade dos trabalhadores brasileiros (63%) enfrenta problemas financeiros.
“Percebemos que há uma unanimidade em nossos estudos: problemas de dinheiro ficam à frente de todas as outras preocupações na vida das pessoas. A aflição financeira pode gerar desde ansiedade até problemas de relacionamento, tudo está conectado”, destaca Ranses Bonora, diretor comercial da Onze, fintech especializada em Saúde Financeira e Previdência Privada.
Estas preocupações impactam diretamente não apenas a saúde mental e emocional dos colaboradores, mas também sua capacidade de concentração e produtividade no trabalho — o que pode causar ainda mais instabilidade financeira e, consequentemente, um ciclo de insegurança que se retroalimenta.
Em um dos episódios do podcast Renegades: Born in the USA, o músico Bruce Springsteen relata sua reação ao retornar de uma turnê e perceber que havia enriquecido: “Meu primeiro luxo foi o luxo de ignorar meu dinheiro.”
A fala dele reflete bem o lugar que essa insegurança ocupa nos pensamentos de quem a vive — ganhar de volta este espaço e poder dedicá-lo a outros assuntos é, realmente, um luxo. No lugar de Springsteen, o que você faria se não tivesse que se preocupar mais com dinheiro?
Caminhos para o bem-estar financeiro
O cenário no Brasil é alarmante — um estudo realizado pela Onze destaca alguns números:
64% dos trabalhadores já tiveram a saúde mental afetada pelas finanças;
75% não possuem reserva financeira para emergências;
47% sentem-se ansiosos ao falar ou pensar sobre dinheiro;
71% desenvolveram ansiedade devido ao estresse financeiro;
57% relataram insônia.
É inegável que o bem-estar financeiro está diretamente ligado à saúde mental e à produtividade. Por isso, as empresas podem desempenhar um papel valioso na construção de um cenário mais promissor para seus colaboradores, adotando práticas que sirvam como apoio neste desafio.
Primeiramente, a educação financeira é essencial. Algumas iniciativas incluem a promoção de programas de educação, que podem proporcionar workshops e treinamentos sobre finanças pessoais para capacitar os funcionários e ajudá-los a tomar decisões financeiras mais saudáveis.
A Ben & Jerry's, por exemplo, oferece workshops de educação financeira para seus colaboradores, focando na gestão do orçamento e na construção de um fundo de emergência. Você pode ler mais sobre essas iniciativas clicando aqui.
Oferecer benefícios flexíveis também é uma estratégia eficaz, já que eles podem atender a necessidades específicas dos colaboradores e aliviar preocupações financeiras. Além disso, proporcionar apoio durante crises financeiras, como programas de assistência e aconselhamento, pode ajudar a mitigar o impacto do estresse financeiro na vida dos colaboradores.
A Prensa People de hoje fica por aqui. Até semana que vem!
Leia também as últimas edições das nossas newsletters:
Prensa Low-code | 🚀 Quais tendências motivam a adoção do low-code?
Prensa Open | 💎 O que é Blended Finance?
Prensa Tech | 😎 Brasil na tecnologia