😎 Qual será a próxima mudança?
Na sexta ele foi afastado, mas as coisas parecem ter mudado no final de semana.
Aloha, hello, olá! Dia 20/11 é feriado em 6 Estados e em 1260 municípios brasileiros. Apesar de ser o Dia da Consciência Negra em todo o país, a data não é feriado em todos os estados e cidades.
Na última edição do Prensa Tech comentei sobre o Dev Day da Open.ai, mas o que ninguem esperava era a demissão de Sam Altman em plena sexta (17) seguida de esforços para o seu possível retorno.
O rabo abanou o cachorro
O cientista
comentou sobre o assunto nas suas últimas newsletters.Ele aponta para uma luta de poder dentro da OpenAI, onde os interesses financeiros e comerciais parecem estar ganhando terreno sobre os objetivos originais e filantrópicos da organização. Isso levanta questões sobre o futuro da empresa e sua capacidade de alcançar seus objetivos ambiciosos de forma ética e independente.
📌 Para entender melhor:
Intervenção do Conselho da OpenAI: O conselho da OpenAI, uma organização sem fins lucrativos, considerou prudente remover Sam Altman de seu papel.
Reação dos Stakeholders da Entidade Lucrativa: Em resposta à decisão do conselho, as pessoas com interesses financeiros na parte lucrativa da OpenAI, incluindo funcionários e investidores, iniciaram esforços para destituir o conselho e reverter suas decisões.
Vitória dos Interesses Financeiros: Todos os sinais indicam que esses stakeholders financeiramente interessados estão prestes a, ou já conseguiram, sair vitoriosos nessa disputa interna.
Inversão de Papéis: A situação descrita sugere que "o rabo balançou o cachorro", uma metáfora que indica que a parte supostamente menos influente da organização (a entidade lucrativa) está controlando ou influenciando indevidamente a entidade maior ou mais importante (o conselho da organização sem fins lucrativos).
Don't be evil
Enquanto isso, Google está utilizando dados de IA do seu aplicativo Maps para sugerir ajustes nos tempos dos semáforos das cidades, reduzindo o tempo de espera e as emissões de carbono. O projeto, chamado de Green Light, já está otimizando sinais de trânsito em cidades como Seattle, Jakarta, Rio de Janeiro e Hamburgo. A análise preliminar mostra uma redução de até 30% nas paradas e 10% nas emissões para 30 milhões de carros por mês.
👀 Don't be evil "Não seja mau" é o antigo lema do Google e uma frase usada no código de conduta corporativo do Google. Após a reestruturação corporativa do Google sob o conglomerado Alphabet Inc. em outubro de 2015, a Alphabet adotou "Faça a coisa certa" como lema, formando também a abertura de seu código de conduta corporativo.
📹Confira também: Painel - Estratégias de Transformação com APIs e IA Generativa
A revolução da computação quântica está próxima?
No Meet the Experts do Open Finance Conference 2023, Ana Paula Appel, Senior Data Scientist em Client Engineering da IBM, explora a possibilidade iminente da revolução da computação quântica.
Voltando ao Brasil
O PretaLab é uma plataforma que conecta mulheres negras que são ou gostariam de ser da tecnologia, por meio de ciclos formativos, rede de profissionais, mercado de trabalho, consultorias e estudos.
De acordo com dados de 2018 da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, as mulheres negras são 11% dos profissionais em empresas de tecnologia no Brasil – 37% são homens brancos ou asiáticos e 22% mulheres brancas ou asiáticas. Além do baixo índice de participação, outro problema grave se apresenta quando elas, enfim, conseguem entrar nesse mercado. O estudo “Vozes Negras na Tecnologia Brasileira”, feito pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) em parceria com a ThoughtWorks, revela que apenas 2% mulheres negras ocupam cargos de liderança em empresas de tecnologia – e 70% delas afirmam ter sofrido algum tipo de discriminação racial em suas carreiras na área de TI. - Confira o relatório de impacto
O que acontece quando a inteligência artificial não é neutra?
E se você estiver de folga, que tal assistir ao documentário Coded Bias?
O documentário investiga o viés nos algoritmos depois que a pesquisadora do MIT Joy Buolamwini descobriu falhas na tecnologia de reconhecimento facial.
Até a próxima. 😎