😎 A maior corrida tecnológica desde o mobile
Enquanto a demanda por IA supera a oferta, surge a pergunta: como equilibrar inovação e responsabilidade no caminho da transformação digital?
Sua Prensa Tech chegou!
Na última edição, abordamos a regulação das redes sociais e os dois anos de ChatGPT. Essa semana, trazemos novidades e reflexões do mundo da Inteligência Artificial.
Boa leitura!
Sustentabilidade de bilhões
Em maio desse ano a McKinsey publicou a pesquisa The state of AI e, entre outros dados, apontou que 72% das empresas já haviam adotado a IA em duas
ou mais funções em 2024, ultrapassando — e muito — os 50% do ano anterior.
Recentemente, um artigo da Forbes evidenciou que, apesar das preocupações sobre a sustentabilidade dos recursos destinados à IA por parte das Big Techs, a realidade é que elas estão acelerando os investimentos neste ano e preparando o terreno para um aumento ainda maior em 2025. A demanda por essas tecnologias ainda supera a capacidade atual.
Ainda segundo o artigo, a expectativa é que, no próximo ano, U$250 bilhões sejam investidos por essas empresas em infraestrutura de IA. A Microsoft lidera o grupo, com a receita de IA prestes a ultrapassar uma taxa anual de 10 bilhões de dólares, enquanto Amazon e Alphabet registram receitas de IA na casa dos bilhões.
Por outro lado…
Embora os investimentos maciços em IA apontem para um futuro repleto de possibilidades, é válido perguntar: quais riscos e implicações estão sendo negligenciados nesse processo? Segundo a própria McKinsey, a incerteza em torno da precisão dos modelos e a falta de governança responsável são preocupações crescentes. Além disso, como a sociedade e o mercado de trabalho estão se preparando para absorver as transformações geradas por essa nova era tecnológica?
Leia também:
Se de um lado a IA promete avanços disruptivos, de outro, o custo humano, ético e até mesmo ambiental de sua infraestrutura não deve ser ignorado. Talvez a pergunta mais urgente seja: como equilibrar inovação com sustentabilidade e responsabilidade?
🌎MUNDO TECH
UMA CURADORIA ESPECIAL DA REDAÇÃO PRENSA COM NOTÍCIAS SOBRE TECNOLOGIA, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO
É do Brasil: Você já ouviu falar na Maritaca AI? É uma startup brasileira, responsável pelo primeiro LLM alimentado por conteúdo em português: o Sabiá.
Religiosidade artificial: Vaticano e Microsoft criaram uma versão da Basílica de São Pedro gerada por IA para permitir visitas virtuais e registrar danos. (via AP News)
IA para finanças: A Stripe apresentou agentes financeiros movidos por inteligência artificial, projetados para operar de forma autônoma no gerenciamento de reembolsos, cobranças e despesas. (via Stripe)
Exames online: Ferramenta com inteligência artificial pode oferecer triagem rápida e sem contato para pressão arterial e diabetes. (via American Heart Association)
A Prensa Tech fica por aqui. Até semana que vem!