Como definir metas inteligentes?
Aprenda como estruturar seus objetivos de forma específica, alcançável e com prazo definido. Esta edição da Prensa People te mostra como o método SMART pode mudar sua perspectiva sobre planejamento.
No começo de novembro, mergulhamos em reflexões sobre como medir conquistas pessoais e profissionais. Falamos sobre como a autoavaliação profissional pode ser um recurso poderoso para alinhar suas conquistas com os valores e objetivos que você deseja perseguir.
Na Prensa People de hoje, vamos dar um passo adiante e explorar uma ferramenta prática que pode ajudar a transformar reflexões em ações: o método SMART.
O que é o método SMART?
Como grande parte das palavras em inglês, a tradução de smart depende do contexto. Entre as definições em português estão adjetivos como esperto(a), ágil, astuto(a) e inteligente.
Mas, quando falamos do método, a palavra simboliza um acrônimo — uma abordagem para definir metas que sejam claras, alcançáveis e alinhadas ao seu propósito. Vou explicar melhor:
Specific (Específico):
Clareza é fundamental. Exemplo: “Quero aprender Python para desenvolver scripts automatizados” é mais eficaz que “Quero aprender programação”.Measurable (Mensurável):
Use métricas para acompanhar o progresso e ter momentos para comemorar seu sucesso. Exemplo: “Assistir a 10 horas de aulas online e criar 3 projetos pequenos até fevereiro.”
Attainable (Alcançável):
Certifique-se de que sua meta é realista dentro de sua realidade. Não adianta colocar como meta assistir 10 horas de aulas online todos os dias se você precisa trabalhar, manter sua casa e ter tempo para descansar.Relevant (Relevante):
As metas devem estar conectadas aos seus valores e objetivos maiores. Seguindo o exemplo 1: se eu quero aprender programação, faz sentido começar por uma das linguagens disponíveis — Python.Time-bound (Com prazo definido):
Estabeleça um prazo para criar um senso de urgência e direção. Sem um prazo, a tendência é que as metas fiquem em segundo plano ou sejam adiadas indefinidamente, comprometendo sua motivação e seus resultados.
Como usar esse método?
Com 2024 chegando ao fim, você provavelmente está pensando em retrospectivas e planejamentos para o próximo ano. Para ter um 2025 mais smart, aqui vão algumas dicas:
Escolha as áreas-chave da sua vida ou carreira.
Pense nos temas mais importantes para você em 2025: será aprendizado, saúde mental, crescimento profissional ou equilíbrio entre trabalho e vida pessoal? Faça uma lista desses temas para que você consiga visualizar e estabelecer prioridades.Transforme reflexões em objetivos SMART.
O truque aqui é fazer com que objetivos amplos se tornem detalhados e específicos, atendendo aos cinco critérios do método SMART. Por exemplo:Objetivo amplo: “Melhorar minha produtividade no trabalho.”
Objetivo SMART: “Concluir duas certificações de gestão de tempo até junho de 2025.”
Acompanhe e ajuste suas metas.
Utilize ferramentas como planners, aplicativos ou mesmo um diário para monitorar seu progresso regularmente e ajustar suas estratégias conforme necessário. Lembre-se: você tem o direito de mudar de ideia quanto aos seus objetivos sempre que quiser.
Quer ler mais sobre o assunto?
Uma leitura complementar que pode ser útil para entender melhor o método SMART na definição de metas é esse artigo do blog da Checklist Fácil. Ele explica como as metas SMART são estruturadas e também explora a importância dessas características para aumentar o engajamento e a produtividade da equipe.
O artigo ainda oferece exemplos práticos e diretrizes sobre como aplicar o método SMART em diferentes contextos, como projetos empresariais e metas individuais.
Ah! E fique à vontade para compartilhar suas metas comigo! Vou adorar te conhecer melhor e, quem sabe, me inspirar nas suas ideias durante o meu planejamento para 2025.
Por hoje é só! Até semana que vem.