🚀 Convergência entre tecnologias
Integração entre IA e Low-Code é o assunto da Prensa Low-Code de hoje!
O Gartner CIO & IT Executive Conference 2024 reuniu CIOs e líderes de TI para irem mais a fundo na reflexão sobre usabilidade de IA, além de compartilharem orientações e experiência sobre a digitalização e inovação dos negócios.
Para especialistas da OutSystems, a plataforma Low-Code, combinada com a Inteligência Artificial, está revolucionando os negócios. Indo além, Carlos Sapateiro (Head Brasil da OutSystems) e Rodrigo Soares (Solution Architecture Manager LATAM) falaram que ao adotar o Low-Code em seus processos de desenvolvimento, as empresas podem esperar uma série de ganhos significativos em eficiência.
Em entrevista ao CryptoID, elencaram KPIs que podem ser impactados positivamente, destacam-se:
Tempo de desenvolvimento: A redução no ciclo de desenvolvimento pode ser de até 24%, permitindo que novos aplicativos sejam lançados mais rapidamente.
Custo de manutenção: A automação e a reutilização de componentes reduzem os custos de suporte e evolução contínua em até 7%, acumulando economias significativas ao longo do tempo.
Velocidade de entrada no mercado (Time-to-Market): A eficiência no desenvolvimento permite que novos produtos e serviços sejam lançados até 26% mais rapidamente, trazendo ganhos financeiros com maior rapidez.
Custo total do projeto: Projetos internos que aumentam a eficiência e a agilidade da empresa podem gerar economias de até 38%, especialmente ao substituir atividades manuais por soluções digitais.
Na Prensa Low-Code de hoje vamos falar mais sobre a relação da IA com Low-Code.
Chris Howard, Chefe Global de Pesquisa da Gartener, pondera sobre IA neuro-simbólica, questionando a busca por 100% de precisão e enfatizando o poder da fluência e da criatividade na resolução de problemas
Desenvolvimento operacional
Os executivos da plataforma citaram que a principal barreira que as empresas enfrentam ao implementar IA e plataformas Low-Code em seus processos de desenvolvimento é a complexidade de integração de ambas as tecnologias.
“A combinação de IA e Low-Code exige um equilíbrio entre inovação rápida e a necessidade de garantir segurança, qualidade e controle dos processos de desenvolvimento”, destaca Rodrigo Soares.
Entre os desafios, estão:
a necessidade de gerenciar custos, já que a implementação de IA requer investimentos significativos, tanto em ferramentas quanto em infraestrutura.
a capacitação: as equipes precisam adquirir novas habilidades para operar essas tecnologias de maneira eficaz.
a adoção da IA pelas empresas com suas práticas de governança e compliance, o que pode criar barreiras adicionais para a adoção em larga escala.
O CEO da OutSystems, Paulo Rosado, fala sobre o futuro da plataforma na nova era de Software Development
Projeções
Segundos dados divulgados pelo Gartner, até 2025, 70% das novas aplicações desenvolvidas por empresas utilizarão tecnologias low-code. Elas autorizam o desenvolvimento de aplicações por meio de interfaces visuais, reduzindo a necessidade de codificação manual e acelerando a produtividade dos desenvolvedores.
Já o uso de tecnologias nativas da nuvem será generalizado. Analistas do Gartner disseram que mais de 85% das organizações adotarão o princípio da nuvem em primeiro lugar até 2025 e não conseguirão executar totalmente suas estratégias digitais sem o uso de arquiteturas e tecnologias nativas da nuvem. Até 2025, estima-se que mais de 95% das novas cargas de trabalho digitais serão implantadas em plataformas nativas da nuvem, ante 30% em 2021.
Futuro próximo
A OutSystems lançou em outubro o Mentor, primeiro “trabalhador digital” para o ciclo completo de desenvolvimento de software (SDLC). Pode ser usado para a criação de sistemas até a automação de tarefas repetitivas e simplificação de código de forma simples, rápida e segura.
Quem tiver interesse pode solicitar acesso antecipado para experimentar a ferramenta Mentor, que será disponibilizada ao público por completo no início de 2025.
A Caixa, em parceria com a plataforma DIO, oferece bolsas de estudo a jovens que querem trabalhar com Inteligência Artificial e Low-Code. Denominada “Bootcamp: Jovens Mulheres na Inovação”, na iniciativa as estudantes conhecerão as técnicas e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de inteligência artificial e de aplicativos usando o método Low-Code, que usa ferramentas gráficas intuitivas e funcionalidades integradas, diferentes do modo tradicional (pro-code). A inscrição acontece até 4 de dezembro.
Essa foi a sua Prensa Low-Code de hoje. Até quarta que vem!
Aproveite e leia também as últimas edições das nossas newsletters:
Prensa People | O que muda com o fim da 6X1?
Prensa Tech | 😎 Qual o impacto da vitória de Trump no avanço tecnológico?
Prensa Open | 💎 Qual é o modelo Open Finance mais completo do mundo?