💎 Mercado avança em direção ao G20
Banco Central, Febraban e Internacional Finance Corporation promovem encontro global de finanças sustentáveis.
Com as atividades relacionadas ao G20 a todo vapor, as negociações em torno da estrutura de uma nova arquitetura financeira internacional são um dos principais temas a serem acompanhados pelo mercado de capitais até a reunião de cúpula.
— Leia nesta edição da Prensa Open:
Encontro Global do Sustainable Banking and Finance Network (SBFN)
🌏 MUNDO OPEN
Nos dias 11 e 12 de setembro, aconteceu no Rio de Janeiro o 8º Encontro Global do Sustainable Banking and Finance Network (SBFN). Organizado pela Internacional Finance Corporation (IFC), com apoio da Febraban e do Banco Central do Brasil, o fórum reuniu representantes de bancos centrais e agências reguladoras de Mercados Emergentes e Economias em Desenvolvimento.
Em 2024, o Brasil foi reconhecido no relatório de Progresso Global (SBFN Global Progress Brief) como um dos seis países no mundo — e um dos três na América Latina, ao lado do México e da Colômbia — a atingir o estágio de "Maturidade" na Matriz de Progressão de Finanças Sustentáveis, entre 66 países emergentes e em desenvolvimento.
O Banco Central do Brasil também avança no desenvolvimento do arcabouço de regulações da agenda sustentável e é um dos 10 membros fundadores do Sustainable Banking and Finance Network (SBFN). Hoje, o SBFN possui 96 membros de 72 países, respondendo por US$ 68 trilhões — ou 92% — do total de ativos bancários em Mercados Emergentes e Economias em Desenvolvimento (EMDEs).
“O evento é uma rede bastante respeitada e o nosso novo status reflete trabalho consistente da Febraban e dos bancos, seu compromisso com a sustentabilidade e com a gestão dos risco socioambientais e climáticos sobre a economia e o setor financeiro. Há mais de uma década o setor bancário tem desenvolvido uma série de iniciativas pioneiras, a exemplo das medidas de autorregulação, ferramentas elaboradas para apoiar os bancos na avaliação e gerenciamento de sua exposição aos riscos climáticos e a Taxonomia Verde, que visa medir e acompanhar os fluxos de finance do sistema bancário, por atividades econômicas, a partir de critérios socioambientais”, comenta Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva, que também representou o setor financeiro no 8º SBFN.
🌏 MUNDO OPEN
UMA CURADORIA ESPECIAL DA REDAÇÃO PRENSA COM NOTÍCIAS SOBRE TECNOLOGIA, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO
Egito sobe da categoria de desenvolvimento para a de implementação avançada na classificação de finanças sustentáveis: O Egito avançou da categoria de “implementação em desenvolvimento” para a categoria de “implementação em avanço”, obtendo uma classificação melhorada da Sustainable Banking and Finance Network (SBFN), de acordo com o relatório Global Progress Brief 2024 publicado recentemente pela SBFN.
Semana do G20 discutiu juventude, integridade da informação e regulação de plataformas: A redução das desigualdades como alvo do fomento às inovações tecnológicas é parte do esforço brasileiro para provocar as maiores economias do mundo a se conduzirem para transformações.
Trilha de Finanças e GT Empoderamento de Mulheres debatem igualdade de gênero em evento paralelo do G20: Coordenada pelo Ministério da Fazenda em parceria com o Banco Central do Brasil e o Grupo de Trabalho de Empoderamento de Mulheres (EWWG, em inglês), liderado pelo Ministério das Mulheres, essa é uma iniciativa do G20 Social na Trilha de Finanças, responsável pelo diálogo e articulação com os demais grupos oficiais e de engajamento.
“Não há caminho de volta para as finanças climáticas depois do G20, por causa de todas as tragédias e eventos climáticos que vemos, também no Brasil. Nós decidimos colocar a questão do clima, de um planeta sustentável, de um mundo justo e sustentável, no centro da nossa agenda”, disse ela, ao participar da abertura da Mesa Redonda G20-B20 sobre Mobilização de capital para o financiamento climático e soluções baseadas na natureza.
A Prensa Open desta semana fica por aqui.
Aproveite e leia também as últimas edições das nossas newsletters:
Prensa Tech | 😎 Como assistentes de IA podem afetar a educação?
Prensa People | O futuro do trabalho: como as novas tecnologias afetam os profissionais do presente
Prensa Low-Code | 🚀 "Low-code não é mais o futuro, é o presente."