💎O que fraudes financeiras, fintechs e APIs têm em comum
Na Prensa Open dessa semana você entende como esses temas se relacionam e por que você não pode perder a oitava edição do APICON
Mais uma semana, mais uma Prensa Open!
Na edição passada abordamos principalmente sobre títulos tokenizados e quais as perspectivas para estes produtos nos próximos anos. Hoje vamos falar sobre segurança, uma das maiores preocupações de profissionais de tecnologia do momento e como o Mapa da Fraude criado pela ClearSale funciona como uma ferramenta poderosa para lidar com esse problema.
Ainda sobre desafios, vamos falar também sobre inclusão financeira e como APIs têm sido usadas por fintechs para democratizar acessos.
APIs para Fintechs
As APIs (Application Programming Interfaces) permitem a integração de sistemas e o compartilhamento de dados de forma segura e eficiente, por isso elas fazem parte das operações de empresas dos mais diversos setores. Pelo seu caráter de inovação e disrupção acelerada, as fintechs também fazem uso de APIs no desenvolvimento de seus produtos e serviços. Alguns exemplos são:
API do Open Banking permite que as fintechs acessem dados financeiros de clientes de bancos e instituições financeiras autorizadas, como informações de contas, transações, pagamentos e histórico de crédito. Ela possibilita a criação de aplicativos que oferecem serviços personalizados aos usuários, como gerenciamento de finanças pessoais, comparação de produtos financeiros, empréstimos e investimentos.
API do PayPal permite a integração de funcionalidades de pagamento em sites e aplicativos para facilitar transações financeiras entre usuários e empresas. Com ela as fintechs podem oferecer serviços de pagamento rápido e seguro, como criação de faturas, gerenciamento de assinaturas e transferências de dinheiro.
As APIs são indispensáveis para o avanço e criação de novas tecnologias, para além da área de finanças. Para ficar por dentro do que tem de mais novo no assunto diretamente de profissionais renomados do mercado a Prensa apresenta na próxima semana o APICON 2024, e assinantes da Prensa têm 50% de desconto!*
O ÚNICO EVENTO DE APIs 6 ESTRELAS DA AMÉRICA LATINA!
📆 Quando? Quinta-feira, 16/05/2024
🕰️ 09h às 12h | 14h às 18h
🏨 Onde? Hotel Rosewood São Paulo
*cupom válido até as 18h de hoje, quinta feira!
Aumenta a digitalização, aumenta o risco de fraudes financeiras
O Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central concluiu que com a expansão da digitalização de atividades financeiras aumentou também o número de fraudes. A grande preocupação com as fraudes está ligada à segurança dos dados dos usuários - um ataque generalizado pode afetar sistemas de pagamentos, deixar serviços financeiros indisponíveis, gerar perda de confiança por parte dos usuários e ainda afetar a reputação de órgãos financeiros.
À medida que inovações são propostas e implementadas, vários problemas são solucionados e outros surgem, por isso também vão sendo criados produtos e serviços. Assim, a roda da inovação está sempre girando, em um ciclo infinito.
Mapa da Fraude
Iniciativas como o Mapa da Fraude são ferramentas estratégicas essenciais para a compreensão e o enfrentamento dos desafios da fraude de forma proativa — e devem ser incentivadas como forma de unir forças para prevenir os danos tanto às empresas e seus negócios quanto aos usuários.
Com essa ferramenta, a ClearSale oferece análises aprofundadas sobre as táticas e técnicas utilizadas pelos fraudadores, além de detalhar os setores e regiões geográficas mais vulneráveis, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias de segurança de acordo com as necessidades e demandas do ecossistema.
Neste artigo da
é possível entender melhor o funcionamento do Mapa e alguns resultados dele:Perspectivas para Inclusão financeira no Brasil
O Brasil subiu no ranking mundial de Inclusão Financeira, mas ainda há muito o que fazer para que toda nossa população, nos mais variados lugares do país, tenha o mesmo acesso a produtos e serviços financeiros. Nesse sentido, existem alguns potenciais interessantes como a atuação das Fintechs desenvolvendo soluções inovadoras - aplicativos de pagamento móvel, empréstimos peer-to-peer e plataformas de investimento acessíveis.
As parcerias entre governos, empresas privadas, organizações não governamentais e instituições financeiras também são essenciais nesse contexto. Elas devem ser realizadas por meio do desenvolvimento e da implementação de soluções eficazes para a inclusão financeira, aproveitando os recursos e conhecimentos de diferentes setores o que pode ser mais eficiente e produtivo.
Aqui abordamos um pouco mais esse tema e a situação do Brasil:
Te vemos na semana que vem no Hotel Rosewood São Paulo para o APICON!