Personalização e crescimento: estratégias para fortalecer a cultura e engajar seus colaboradores
Entenda a importância dos benefícios flexíveis e do desenvolvimento de lideranças para impulsionar a satisfação dos colaboradores e a cultura organizacional em mais uma Prensa People!
Bom dia! Terça-feira é dia de mergulhar em People Experience!
Na semana passada, abordamos estratégias para equilibrar bem-estar e produtividade. Hoje vamos explorar dois pilares fundamentais para garantir a satisfação dos colaboradores e manter uma cultura organizacional saudável: benefícios flexíveis e desenvolvimento de lideranças. Vamos lá?
Benefícios flexíveis: garantindo a satisfação dos colaboradores
Você com certeza conhece os vales alimentação e refeição e, provavelmente, já se deparou com as limitações que eles trazem no que diz respeito a atender às reais necessidades dos colaboradores. Fatores como restrições de uso, falta de flexibilidade, questões de aceitação em estabelecimentos e desalinhamento com preferências individuais são exemplos de limitações que podem impactar sua eficácia e relevância.
Por isso, adotar benefícios flexíveis é uma alternativa personalizada que permite que os colaboradores escolham as vantagens que melhor atendem às suas necessidades e preferências. Ao invés de um pacote de benefícios padrão, os funcionários podem optar por uma combinação de opções que se alinhem com seu estilo de vida e prioridades pessoais.
Como estes benefícios impactam a experiência dos colaboradores?
Satisfação e retenção de talentos:
Oferecer benefícios que atendem às necessidades individuais dos colaboradores não só aumenta a satisfação no trabalho, mas também melhora a retenção de talentos. Funcionários que se sentem valorizados e compreendidos são mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo. Um relatório da MetLife revela que 56% dos funcionários valorizam a flexibilidade nos benefícios mais do que o próprio salário.
Diversidade e inclusão:
Benefícios flexíveis permitem que empresas atendam a uma força de trabalho diversificada, com diferentes faixas etárias, interesses e situações pessoais. Ainda segundo o relatório da MetLife, 50% das empresas estão aumentando o orçamento para benefícios flexíveis para atender às expectativas de uma força de trabalho diversificada. Investimentos assim promovem uma cultura inclusiva e demonstra que a empresa valoriza cada indivíduo.
Engajamento e produtividade:
Quando os colaboradores podem personalizar seus benefícios, eles se sentem mais engajados e motivados. A flexibilidade contribui para um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, o que, por sua vez, melhora a produtividade e o bem-estar geral.
Uma pesquisa da Willis Towers Watson, conduzida em 2022, mostrou que aproximadamente 70% das empresas globais estavam oferecendo algum tipo de benefício flexível e destacou que benefícios flexíveis são uma prioridade crescente para empresas que buscam melhorar a satisfação dos funcionários e se adaptar às suas necessidades individuais.
Confira 6 razões para implantar um programa de benefícios flexíveis na sua empresa.
Seus colaboradores estão cansados de receber benefícios só em vale-alimentação ou refeição. Conheça o iFood Benefícios, o cartão mais aceito do Brasil.
Desenvolvimento de lideranças: cultivando o futuro da sua empresa
Assim como proporcionar flexibilidade no uso de benefícios, investir no desenvolvimento de lideranças é um fator crucial para impulsionar o engajamento de colaboradores e garantir o sucesso a longo prazo de qualquer empresa. Programas de desenvolvimento de liderança ajudam a identificar e cultivar as habilidades necessárias para liderar com eficácia, preparar a próxima geração de líderes e assegurar uma gestão de alta qualidade.
Líderes bem treinados não só guiam suas equipes com eficiência, mas também moldam a cultura organizacional, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e motivador, sendo fundamentais para estabelecer e reforçar a cultura da empresa. Eles são responsáveis por transmitir valores, promover um ambiente de trabalho positivo e criar um espaço onde os colaboradores se sintam engajados e valorizados. Segundo pesquisa da McKinsey & Company, o desenvolvimento de líderes eficazes contribui para uma cultura organizacional saudável e aumenta o engajamento dos colaboradores em até 40%.
Além disso, proporcionar espaço e treinamento para líderes emergentes garante que sua empresa tenha uma reserva de talentos prontos para assumir cargos de maior responsabilidade. Esse planejamento é vital para manter a continuidade e minimizar a interrupção de operações em períodos de transição.
Empresas que investem em programas de desenvolvimento de lideranças frequentemente observam melhorias significativas em seu desempenho organizacional. Ou seja, o desenvolvimento contínuo de líderes está diretamente ligado ao sucesso a longo prazo da empresa.
A Prensa People de hoje fica por aqui. Até semana que vem!
Quer ganhar até R$1.000 para gastar no iFood?
É só indicar o iFood Benefícios para qualquer empresa!