🚀 Senac impulsiona Low-code com pioneirismo didático
Docentes da instituição pontuam vantagens da abordagem Low-code no desenvolvimento de sistemas. Leia nesta Prensa Low-Code!
A popularidade das tecnologias Low-code vem crescendo de forma expressiva, com projeções indicando que o mercado global de Low-code movimentará cerca de US$ 16,17 bilhões até o final de 2024, segundo a consultoria Mordor Intelligence. "O Low-code permite que desenvolvedores criem aplicativos, automatizem fluxos de trabalho e integrem sistemas de maneira rápida e eficiente", explica Mauro Aguiar Duarte, professor do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senac EAD. Wilson Roberto Cardoso, também docente do Senac EAD, aponta que o Low-code já está sendo amplamente adotado em setores como finanças, saúde, manufatura e comércio.
No setor bancário, por exemplo, os bancos estão usando Low-code para desenvolver aplicativos de gestão de contas e ferramentas de automação de atendimento ao cliente de forma rápida e eficiente.
Na área de manufatura, a tecnologia ajuda a monitorar processos produtivos, como a conectividade entre sensores e softwares para prever a manutenção de máquinas, o que reduz falhas operacionais e aumenta a produtividade.
"Essa capacidade de monitoramento em tempo real é uma das grandes vantagens no setor industrial. A conexão de sensores à plataforma Low-code permite que as empresas identifiquem problemas antes que eles se tornem críticos", complementa Wilson.
A possibilidade de desenvolver aplicativos de alta qualidade sem a necessidade de um time grande de programadores é uma das razões pelas quais empresas de todos os tamanhos estão adotando essa abordagem. A expansão da abordagem também é um caminho que pode resolver a escassez de programadores qualificados e a crescente necessidade de aceleração no desenvolvimento de software. "Essa tecnologia surge como uma resposta à transformação digital, que demanda soluções rápidas e personalizadas para uma variedade de negócios", afirma Mauro.
Relatório discute o papel do Low-code como impulsionador da transformação digital
A pesquisa, conduzida pela KPMG, contou com as participações de 2.000 tomadores de decisão corporativos atuantes na Europa, no Oriente Médio, na África, nos Estados Unidos e na região da Ásia-Pacífico. A seguir, alguns insights do estudo:
81% dos respondentes consideram o desenvolvimento de Low-code estrategicamente crucial para suas organizações;
43% das empresas europeias veem a falta de opções de personalização em Low-code como um desafio, enquanto apenas 32% das empresas dos EUA compartilham essa visão;
55% dos respondentes afirmam que suas empresas têm diretrizes sobre quais aplicativos são desenvolvidos com Low-code. Entre os norte-americanos, esse percentual é de 47%;
42% dos respondentes apontam os riscos de segurança como o maior desafio no desenvolvimento de Low-code;
47% dos entrevistados indicam ter ou planejar estabelecer diretrizes e governança definidas para Low-code;
88% dos tomadores de decisão corporativos consideram a IA no contexto do Low-code como de interesse e relevância potenciais;
91% dos gestores priorizam a escalabilidade ao escolher plataformas de low-code;
90% dos gestores enfatizam a importância da segurança e de ferramentas e recursos abrangentes para desenvolvedores;
69% das empresas atribuem a responsabilidade pelas diretrizes de Low-code aos gestores de departamento de TI;
51% das empresas oferecem treinamento abrangente em Low-code. Nesse quesito, as empresas dos Estados Unidos ficam notavelmente atrás, com apenas 40%;
54% das empresas participantes da pesquisa estão usando ativamente IA e Low-code para aplicações específicas, como análise de documentação. Ou seja, a transformação digital envolve combinações de tecnologias complementares de maneira bastante prática.

Essa foi a Prensa Low-Code desta semana! Até quarta-feira que vem!
Leia também: 🚀 “O programador é o novo artista. Somos os artesãos da atualidade.” com Leandro Garcia. | 🚀 "Low-code não é mais o futuro, é o presente." com Renato Asse.
Ainda não adquiriu seu ingresso para o Low-Code Summit?
Visite www.lowcodesummit.com.br e garanta sua vaga!