💎 Entre tokens, serviços financeiros e pagamentos: o futuro global do Open Finance
Na edição de hoje: os últimos insights do Febraban Tech e a mira da Zoop no futuro do ecossistema!
Mais uma quinta-feira de tradição: a Prensa Open já está em suas mãos!
Na semana passada, estivemos no Febraban Tech e os primeiros insights do evento você confere aqui: falamos sobre o impacto do Pix e do Drex na inclusão financeira, a diversidade dentro do ecossistema bancário, o caminho da hiperpersonalização com a parceria entre bancos e fintechs e o atual cenário do Embedded Finance no Brasil.
Na Prensa Open de hoje: Tokenização; Embedded Finance; Zoop Payments Leadership; e Mundo Open na prática!
No último dia do Febraban Tech 2024, Fabio Araújo, líder da iniciativa DREX e servidor do Banco Central do Brasil, em um dos painéis mais aguardados da programação, trouxe insights valiosos sobre o futuro da tokenização e a posição do Brasil no cenário global.
Araújo destacou o pioneirismo do Brasil no cenário financeiro internacional, citando o sucesso do PIX como um exemplo de inovação que já está consolidada. Ele afirmou que a tokenização tem o potencial de elevar ainda mais a posição do Brasil no mercado global. Leia o artigo completo:
A tokenização como entrada em escala global no mercado financeiro
Em um dos painéis mais aguardados do terceiro e último dia da 34ª edição do Febraban Tech, o líder da iniciativa DREX e servidor do Banco Central do Brasil desde 1998, Fabio Araújo, se reuniu — em uma conversa moderada por Courtnay Nery Guimarães, Director - Digital Enterprise Practice e Chief Scientist Meta Economy & Emerging Technologies na Avanade, c…
Durante a 34ª edição do Febraban Tech, o especialista Rafael Panelli, Vice Presidente de Produtos da Zoop, apresentou uma palestra que abordou como o Embedded Finance pode impactar positivamente diversos negócios e fomentar a democratização dos meios de pagamento no Brasil. Além disso, explicou o potencial deste modelo de negócios quando aliado a tecnologia e estratégias. Saiba mais no artigo completo:
Como o Embedded Finance pode impulsionar seu negócio
Imagine a facilidade de poder financiar uma compra, contratar um seguro ou gerenciar suas finanças empresariais sem precisar sair do ambiente digital que você já conhece e confia. Com o Embedded Finance (Finanças Embutidas, em tradução livre), isso já é uma realidade. Este modelo
O Zoop Payments Leadership, evento organizado pela Zoop em parceria com a Prensa, ofereceu uma manhã de imersão nas mais recentes inovações e estratégias de negócios para serviços financeiros e pagamentos. Confira os principais insights no artigo completo:
Inovações e Estratégias em Pagamentos: Destaques do Zoop Payments Leadership
O cenário foi o renomado hotel Rosewood São Paulo – o único seis estrelas da América Latina, onde os participantes puderam desfrutar de um café da manhã especial enquanto acompanharam palestras com alguns dos principais nomes do setor. Nas palavras de um dos organizadores, o Rosewood foi a sala de estar para o compartilhamento de conhecimento, com um clima descontraído e propício para trocas significativas e o estabelecimento de parcerias.
🌍 Mundo Open na prática
Hyperplane: a aquisição do Nubank para levar IA à decisão de crédito — O Nubank está comprando a Hyperplane – uma startup de inteligência artificial fundada há dois anos por três brasileiros e um indiano no Vale do Silício – numa transação pequena para o banco mas “extremamente estratégica” para seu futuro. (Brazil Journal)
Presidente da Febraban não quer custos do Open Finance só para os bancões: O presidente da Febraban, Isaac Sidney, pediu ¨reciprocidade¨ entre as instituições que integram o Open Finance, para evitar desequilíbrios e onerosidade apenas sobre alguns dos participantes do ecossistema. Em outras palavras, o dirigente da entidade não quer que apenas os grandes bancos arquem com os custos que o Open Finance irá trazer. (Telesíntese)
Capgemini Brasil lança segunda edição do Índice de Maturidade de Open Finance Brasil 2024: Produzida integralmente no Brasil, a pesquisa oferece uma visão detalhada da evolução do Open Finance no país. O modelo brasileiro de Open Finance tem sido amplamente reconhecido como um dos mais eficazes e abrangentes no cenário global. Pensando na abordagem das Finanças Embutidas, há três dimensões principais a serem consideradas: a capacidade de interoperabilidade (segura, eficiente e escalável), a existência de normas e infraestrutura tecnológica que garantam que a implementação seja segura, eficiente e conforme com padrões internacionais. (CryptoID)
Como as verificações de renda e emprego habilitadas por dados proporcionam experiências financeiras digitais mais inteligentes e integradas: O Mastercard Open Banking, uma empresa Mastercard, está equipando seus clientes com os recursos para fornecer experiências de empréstimo digital mais inteligentes e eficientes, com verificação de renda. (Finicity)
Open Finance na África do Sul: Movimentos promissores, mas desafios pela frente. (Cenfri)
Essa foi a sua Prensa Open da semana! Voltamos na próxima quinta-feira, combinado? 😉