😎 IA chegou para ficar?
Adaptações e soluções ainda são necessárias em alguns setores. A Prensa Tech traz informação e reflexão.
Bom dia! A Prensa Tech de hoje vai falar sobre a corrida da inteligência artificial e o que é possível perceber dentro da comunicação. Anteriormente falamos sobre o setor educacional. Se ainda não leu, fica a dica!
Jornalismo ainda pouco aderente
O relatório anual State of the Media da Cision ouviu mais de 3.000 jornalistas pelo mundo e apontou que cerca de 53% não estão usando IA generativa "de forma alguma".
Apenas cerca de 5% estão usando ferramentas de IA generativa (Gemini, ChatGPT, Claude, LLaMa e outros) de forma regular. Dentre eles, 23% disseram que usam para pesquisas de determinados tópicos, 19% para ajudar a criar esboços ou rascunhos iniciais de conteúdo e 13% para gerar novas ideias de histórias.
Por outro lado, vemos alguns passos para mais aderência do jornalismo: o Google está desenvolvendo uma ferramenta de IA para escrever artigos e o jornal New York Times, embora esteja movendo processo contra a OpenAI e a Microsoft por conta do uso de trabalho protegido por direitos autorais, planeja lançar nova ferramenta de anúncios de IA generativa ainda este ano.
Perspectiva no Brasil
No início do ano, o Farol Jornalismo lançou o guia “O mínimo que um jornalista precisa saber sobre Inteligência Artificial para começar 2024”. O arquivo traz os principais conteúdos sobre o tema veiculados pela organização em 2023. Os assuntos abordados são discutidos nas redações e organizações de jornalismo e alguns falam sobre as disputas de poder em torno da nova tecnologia, quais são as ferramentas disponíveis hoje, diretrizes éticas, legislação e regulação e funcionamento.
🌎MUNDO TECH
UMA CURADORIA ESPECIAL DA REDAÇÃO PRENSA COM NOTÍCIAS SOBRE TECNOLOGIA, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO
Mais transparência: a plataforma de navegação e localização Google Maps está implementando novas políticas para flagrar estabelecimentos comerciais com avaliações falsas. (Tecmundo)
Uso irregular em investigação: o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu na quarta-feira (25) relatórios sobre o acesso de usuários brasileiros ao X durante o período de bloqueio da rede social no país. Os documentos foram elaborados a partir de investigações feitas pela Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A identificação dos internautas foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no último dia 16. (Tecmundo)
IA nos EUA: a adoção da IA generativa nos Estados Unidos já supera PCs e internet, com 39,4% dos adultos utilizando-a, incluindo 28% no trabalho. (VentureBeat, em inglês)
A Prensa Tech fica por aqui e deseja uma boa semana.
Aproveite e leia também as últimas edições das nossas newsletters:
Prensa Low-code | Senac impulsiona Low-code com pioneirismo didático
Prensa People | Personalização e crescimento: estratégias para fortalecer a cultura e engajar seus colaboradores
Prensa Open | Última reunião do GT de Economia Global antes de cúpula do G20