💎 Última reunião do GT de Economia Global antes de cúpula do G20
Banco Central e Grupo de Trabalho de Economia Global realizam atividades que direcionam ao G20. Confira nesta Prensa Open!
Representantes do Banco Central (BC) participam da 3ª plenária da Parceria Global para Inclusão Financeira, evento que faz parte da trilha financeira do G20, dos dias 25 a 27 deste mês. O encontro acontece no Rio de Janeiro e tem como tema o aumento da qualidade da inclusão e do bem-estar financeiro.
Para além do Banco Central, o Grupo de Trabalho (GT) de Economia Global faz, nesta semana, sua última reunião antes da cúpula do G20, que será realizada em novembro, também na cidade do Rio de Janeiro. Antes do encontro desta semana, o GT de Economia Global já tinha se reunido outras três vezes neste ano, sob a presidência brasileira, sendo o último deles na Bélgica, em junho.
Quais os objetivos do GT de Economia Global no G20?
O grupo reúne representantes de 19 das nações com maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana, e discute temas relevantes para a macroeconomia mundial, monitorando riscos e incertezas que podem afetar o cenário global e as projeções para o desenvolvimento.
As discussões do GT também envolvem áreas com potencial para a coordenação de políticas destinadas a promover um crescimento global que seja forte, sustentável, equilibrado e inclusivo.
A agenda proposta pelo Brasil é centrada em questões como a inclusão da desigualdade nos debates macroeconômicos globais e a necessidade de que as análises econômicas consolidem a mudança climática como uma variável.
Nos dois dias de encontro, é esperado que os delegados apresentem experiências de como seus países lidam com questões macroeconômicas e com impactos das mudanças climáticas.
G20 propõe crédito para PME’s e ações climáticas no turismo
A "Declaração de Belém", assinada no último sábado durante o encontro do G20, apresentou um conjunto de propostas para tornar o turismo global mais sustentável, resiliente e inclusivo. O documento destaca a importância de investimentos em capital humano e na abertura de linhas de financiamento para apoiar micro e pequenas empresas, fundamentais para o setor.
Entre as recomendações, estão medidas que incentivam o treinamento inclusivo, voltado para jovens, mulheres, comunidades locais e povos indígenas. Além disso, o texto propõe que instituições financeiras e organizações internacionais criem linhas de crédito para áreas prioritárias, como resiliência climática, desenvolvimento social, novos produtos turísticos em comunidades locais e infraestrutura compartilhada.
O G20 reconheceu o papel crucial das micro e pequenas empresas para a economia do turismo, ressaltando sua capacidade de gerar empregos locais e fomentar o desenvolvimento social. Outro ponto destacado foi a necessidade de dados confiáveis para medir o impacto do setor, incluindo um novo marco estatístico desenvolvido pela ONU para avaliar a sustentabilidade dos destinos.
G20 aprova consenso histórico em documento que pede novas diretrizes para organizações como ONU, OMC, FMI e Banco Mundial
Em uma decisão inédita, os ministros das Relações Exteriores dos países do G20 chegaram a um consenso sobre a necessidade de reformar organizações internacionais, como a ONU, a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. O documento, aprovado às vésperas de uma reunião ampliada do G20, que contará com a participação de representantes de mais de 90 países, marca uma vitória para a diplomacia brasileira.
A iniciativa da reunião partiu do governo brasileiro, e o evento foi aberto pelo presidente Lula. O Itamaraty tem como uma de suas metas promover reformas no sistema global, apesar de ainda não haver prazos definidos para a implementação dessas mudanças, nem consenso sobre pontos cruciais. O documento aprovado é considerado um primeiro passo, ainda genérico, em direção a reformas mais profundas, que incluem aumentar a representatividade regional no Conselho de Segurança da ONU e em instituições financeiras globais.
A Prensa Open desta semana fica por aqui.
Aproveite e leia também as últimas edições das nossas newsletters:
Prensa Tech | 😎 Hora de votar!
Prensa People | Personalização e crescimento: estratégias para fortalecer a cultura e engajar seus colaboradores
Prensa Low-Code | 🚀 Senac impulsiona Low-code com pioneirismo didático