😎 Tecnologia para sobrevivência?
Inteligência artificial para ajudar a mapear e preservar meio ambiente já é realidade.
Na última edição da Prensa Tech, falamos sobre a relação de assistentes de IA com a educação. Enquanto acompanhamos a implementação de uma forma consciente, permitindo que alunos e professores consigam desenvolver habilidades necessárias para lidar com essa integração, entendemos mais sobre os desafios e questões éticas.
Na Prensa Tech de hoje, vamos abordar o uso da tecnologia no combate de incêndios e queimadas e o desenvolvimento de pesquisas para impedir ou alertar sobre novas catástrofes.
O Brasil tem enfrentado um desafio sem precedentes em relação às queimadas. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), foram registrados mais de 159 mil focos de incêndios entre janeiro e setembro de 2024, o dobro do registrado no mesmo período do ano passado.
Diante deste cenário caótico e desafio crescente, algumas iniciativas têm contribuído para investigar e combater os incêndios, além de promover proteção para as pessoas:
Apaga o Fogo!: parceria da Cemig com as Universidades Federais de Minas Gerais e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além da startup Gaia – é uma plataforma online que disponibiliza imagens de florestas em tempo real para usuários cadastrados. Desta forma, a companhia e qualquer voluntário podem identificar focos de fumaça e fogo em sua fase inicial.
Pantera: plataforma que disponibiliza recursos para gestão de incêndios, com câmeras que usam algoritmos de inteligência artificial para detectar fumaça instantaneamente.
Quiron Digital: a empresa monitora remotamente mais de 20 milhões de hectares de florestas em diversos países por meio de dados obtidos por satélites.
Um grupo de cientistas do Inpe monitora incêndios e queimadas no Brasil por meio de um algoritmo que, a partir dos dados de sensoriamento remoto da Nasa, pode mapear as áreas destruídas pelo fogo. O Grupo de Monitoramento de Queimadas e Incêndios já usa a ferramenta para gerar estimativas mais confiáveis e manter um histórico delas. Com base nas imagens de satélites, os pesquisadores conseguem acompanhar os focos de incêndio, ou seja, o local da chama.
O Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD) mais recente divulgado pela MapBiomas, em 2021, mostra que o Brasil perdeu 16.557 km2 de cobertura de vegetação nativa em todos os seus biomas, 20% a mais que no ano anterior. Alguns fatores para a destruição ambiental são a expansão da agricultura e pecuária. Em meio a isso, a tecnologia desempenha papel fundamental para entender as proporções dos prejuízos e atuar na preservação do meio ambiente de maneira geral.
O projeto PrevisIA, desenvolvido pelo instituto Imazon com apoio da Vale, utiliza inteligência artificial para o monitoramento de abertura de estradas dentro da Amazônia Legal, visando encontrar focos de garimpo e extração ilegal de madeira.
Com o “Mapeamento Agropecuário no Cerrado via Combinação de Imagens Multisensores” (MultiCER), desenvolvido por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de universidades estaduais, a IA foi utilizada para o mapeamento da intensificação agrícola no Cerrado, e alcançou uma precisão de até 97%.
🌎MUNDO TECH
UMA CURADORIA ESPECIAL DA REDAÇÃO PRENSA COM NOTÍCIAS SOBRE TECNOLOGIA, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO
iOS 18 chegou: além de melhorias no desempenho, o iOS 18 traz novos aplicativos, inclusive alguns bastante aguardados pelo público, e atualizações para ferramentas já existentes. Esta versão tem o maior nível de controle do visual e personalização para o usuário em muito tempo. (Tecmundo)
De olho nos PIX realizados? Decisão do Supremo reafirma o compartilhamento de informações financeiras para fiscalização tributária, sem prejuízo do sigilo bancário, que continua sendo um direito fundamental. (Valor)
Prisão por fake news: quatro acusados de integrar uma organização criminosa especializada na propagação de informações e notícias falsas (fake news) relacionadas a candidatos políticos, no Rio de Janeiro, foram presos. O grupo vinha atuando nas eleições municipais de dez cidades desde 2016.
Lembra da Bina? A Anatel lançará no mês que vem a plataforma "Origem Verificada", que identificará ligações feitas por robôs, golpistas ou fontes ilegítimas. Segundo Gustavo Borges, superintendente de controle de obrigações da agência, a adoção do sistema por fabricantes e operadoras será essencial para seu sucesso. (Tecmundo)
A Prensa Tech desta semana fica por aqui. Até segunda que vem!
Aproveite e leia também as últimas edições das nossas newsletters:
Prensa Open | 💎 Picpay lança 1ª portabilidade de salário
Prensa People | O poder da participação em eventos no desenvolvimento profissional e empresarial
Prensa Low-Code | 🚀 “Low-code não é mais o futuro, é o presente”